Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

Olá.

Embora pareça que doa, encerrar ciclos é necessário. Em muitas ocasiões, as pessoas se acostumam em um relacionamento difícil e até abusivo, sem vontade de mudar, carregando a crença passada de geração à geração, o famigerado “ruim com ele, pior sem ele”. O que nos gera um comodismo. Muitas vezes, a pessoa fica em um emprego que não gosta, mas, como mudar exige energia, disposição e foco, a pessoa não quer investir em suas próprias mudanças. Sair da zona de conforto é extremamente trabalhoso, só que necessário para galgar outras experiências.

Então, precisamos fechar ciclos para abrir novas portas, novas oportunidades, sem nenhuma amarra, sem medo de ser feliz. O medo de mudar e “quebrar a cara” é natural. Mas, ficar nessa zona de conforto está fazendo bem a você? Você está feliz? Será que essa pessoa que está ao seu lado é quem você realmente gostaria, ou é apenas alguém que humilha você emocionalmente? Alguém que só subtrai suas emoções e faz você se sentir um nada? E, o seu trabalho está motivando você? Você se sente feliz em desenvolver, diariamente, seu trabalho? Você faz o que gosta ou só está neste emprego para pagar suas contas no final do mês?

É preciso dar fim a esses ciclos, para que você possa chegar aonde deseja. Ficar preso ao passado impede você de viver o presente e, principalmente, de trabalhar o futuro. Nessa situação, o passado gera angústia e o futuro gera ansiedade. É claro que o futuro é uma incógnita, mas é importante traçar suas metas pensando no hoje e construindo o amanhã. Para isso, há algumas questões norteadoras:

  • Quem você quer ser?
  • Onde você quer chegar?
  • Quer fazer essa caminhada sozinho ou prefere caminhar com alguém?

Pois se você optou por fazer sua caminhada sozinho, tudo bem. Ninguém tem nada com isso. Você é o escritor de sua própria história. Somente você sabe o peso que é viver sua vida, sentir suas dores, abdicar de muitas situações em prol de outras.

A vida é um conjunto de acontecimentos e muitos aprendizados, é necessário refletir sobre cada acontecimento para poder entender a razão de cada um deles, por isso o autoconhecimento é muito importante. A partir de uma reflexão sincera será possível entender as razões dos porquês. É fundamental tentar manter a lucidez e ter clareza sobre o momento atual de sua vida. Tenha em mente que você vai poder chorar, em outros momentos, terá que engolir o choro, mas, que tudo na vida é passageiro, e que um novo dia chegará para você poder recomeçar, por isso, encerrar ciclos é fundamental para um novo recomeço.

Espero ter contribuído para sua reflexão, se você gostou do tema, convido você para conhecer meu trabalho no Instagram e youtube.

Um abraço e fica com Deus.