Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:19
Quais são as necessidades mais prementes do homem? Claro que é um campo inesgotável de teorias e afirmações. Mas quero me deter nas três áreas mais principais; aquelas que ditam nossa vida, que são: espiritual, emocional e física.
Quase que instintivamente nos preocupamos muito mais com o físico, com o material. Afinal, vivemos por vistas e não pela fé. Quase sempre, as lutas do nosso cotidiano são por conquistas materiais e terrenas. Queremos estudar, não para adquirirmos conhecimento, mas para termos um bom emprego, com uma razoável remuneração, e com uma inquestionável estabilidade. Hoje o jovem entra no mercado de trabalho já pensando na aposentadoria e não na contribuição que ele pode dar para a formação de um mundo melhor.
Mas vamos analisar uma a uma das necessidades aqui listadas.
Necessidade espiritual – Somos seres espirituais que habitamos num corpo carnal. Então a nossa primordial necessidade deveria ser a necessidade espiritual. A própria Bíblia nos estimula a cuidarmos em primeiro lugar da nossa vida espiritual: Mateus 6:33: Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos Serão Acrescentadas. Jesus chega a apelar para os nossos sentimentos quando fala: “Mateus 6:25-34 >
“Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais do que elas? Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”
Como priorizamos a nossa vida material em detrimento da nossa vida espiritual, formamos uma geração insatisfeita, infeliz, doente. Lutamos para termos as coisas e nem sempre é possível conseguir tudo que sonhamos. Aí a frustração rouba o nosso ânimo e a depressão se instala no nosso ser.
Só para enriquecer este texto, um dado estatístico preocupante é que a taxa de suicídios vem crescendo justamente nas classes mais altas da sociedade. Por que será? Não são pessoas ricas?
Sim, mas quando priorizamos o ter em detrimento do ser, deixamos a nossa alma exposta, sem a menor proteção, sem o menor cuidado. Com esta vulnerabilidade, às doenças de alma adentram o nosso ser e nos faz reféns e às vezes conseguem nos destruir.
Quando priorizamos o espiritual, temos paz. O Apóstolo São Paulo, no auge de uma grande necessidade, clamou ao Senhor e teve como resposta: “A minha Graça te basta.” Santo Estevão, o primeiro mártir da igreja, ao ser sentenciado à morte, olhou para o céu e viu a Glória de Deus. Mais uma vez, o Apóstolo Paulo escreve aos filipenses 4: “A paz de Deus, que excede a todo entendimento, guardará os vossos corações”. Se estamos alinhados a Deus, em espírito, a Sua paz nos guarda, nos protege.
Conheço pessoas prósperas, dignas, tementes a Deus, mas fracassadas no casamento, na condução da sua família. Por outro lado, conheci Osvaldo Cardoso, que já está com o Senhor. Negro, pobre, viúvo, oitenta e poucos anos, três derrames, com o lado esquerdo do corpo parcialmente paralisado, com a boca torta, falando com dificuldade, morando sozinho num barraco de uns 30 m², sem aposentadoria, mas de uma felicidade transbordante, invejável; cheio do Espírito Santo de Deus, apaixonado pelo Senhor.
Será que Deus tem suprido as nossas necessidades? Será que Ele continua a suprir todas as nossas necessidades?
Quero terminar este texto com um versículo do Apóstolo Paulo aos Efésios, para você que está passando por algum problema desta ordem e quero também me colocar a sua disposição para qualquer coisa: Efésios 3 :20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”
QUE O SENHOR POSSA CONTINUAR NOS ABENÇOANDO RICA E PODEROSAMENTE!
EDSON E LENIR DE JESUS – São pastores da Igreja Batista Bíblica de Flores – Manaus – AM..O