Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM
Mateus 6:25 ao 34.
25 – Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 – Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 – E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 – E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 – E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 – Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 – Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 – (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 – Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 – Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
I Pedro 5.7: ” Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
INTRODUÇÃO:
A ansiedade é um dos grandes males da sociedade moderna; uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia e que está deixando de ser humana, frágil e dependente, para assumir o “status” de forte, vencedora e capaz.
Todos os anos milhões de novos formandos são lançados no mercado, que está cada dia mais seleto e cada vez mais exigente, criando uma nova geração de poucos vencedores e muitos fracassados.
Por outro lado, tem uma igreja que não reconhece a fragilidade humana, pregando um evangelho que supostamente formaria vencedores, campeões, sob pena de que, quando fracassamos, a culpa seja nossa por estarmos distante da vontade de Deus para a nossa vida.
Isto é apenas meia verdade. Nem sempre, quando fracassamos, fracassamos por estarmos em pecado ou distante da vontade de Deus. Ou melhor, nem sempre a vontade de Deus é tornar-nos invencíveis.
As vitórias e derrotas fazem parte de um conjunto que chamamos de vida. Todos nós experimentamos grandes derrotas e grandes vitórias. E isto não faz de nós grandes derrotados ou grandes vencedores e sim, seres viventes.
Às vezes, também, a nossa ansiedade está sendo alimentada em cima de algo completamente irrelevante, que naquele momento, não conseguimos enxergar como tal.
Tem uma ilustração ótima para este momento, que está no livro Semeando a Palavra, de José de Godoi Filho:
“Conta que algumas crianças estavam brincando no quintal da casa, quando encontraram, num toco de árvore, um ninho de gambá. As criancinhas então pegaram as gambazinhas e começaram a brincar. Quando a mãe das crianças percebeu, a dona gambá, mãe dos filhotes, estava indo em direção às crianças. Então, a mãe das crianças gritou para que corressem. Cada uma das crianças pegou uma gambazinha e saiu correndo.”
Moral da história: As gambazinhas não eram das crianças, mas diante do iminente perigo, ao invés de largarem o que estava justamente as expondo ao perigo, elas resolveram fugir, levando consigo o problema.
PRIMEIRA PARTE:
O que é uma ansiedade? Todos têm ansiedade?
Explicando leigamente, ansiedade é uma vontade imensurável de se conseguir algo, de se realizar algo ou saber a solução de alguma coisa. A Bíblia nos coloca nos três níveis da nossa existência: o de se alimentar, o de saber e o de se apresentar.
O de se alimentar – fala das necessidades do homem que são: emprego, casa própria, carro, celular e até o pão de cada dia.
O de saber – fala das necessidades espirituais do homem. De onde vim, para onde vou, para que estou. Se existe um Deus, será que Ele olha por nós? Como poderemos ter intimidade com ele, sem perder a nossa humanidade?
O de se apresentar – fala das necessidades do homem, acrescentadas de riqueza, fama e sucesso.
O que a Bíblia afirma categoricamente é que tudo isto é vaidade: Eclesiastes 2:23
” Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.”
Todos nós, por mais espirituais que sejamos, temos lá a nossa dose de ansiedade e o que diferencia é justamente você ser ou não prisioneiro da ansiedade.
SEGUNDA PARTE :
Este texto de Mateus nos mostra que muitas das nossas ansiedades são fruto de uma desorganização de prioridades e que, para vencermos a ansiedade, precisamos tomar algumas precauções:
1ª – Consiste em reorganizarmos a nossa vida e listar as prioridades:
– A vida é mais importante do que a comida e bebida;
– O corpo é mais importante que o vestuário;
– O reino de Deus e a sua justiça são mais importantes que tudo.
2ª – Consiste em observar como Deus sustenta a criação:
– Ele alimenta os pássaros;
– Ele veste as plantas do campo;
– Ele sustenta o homem.
3ª – Consiste em convencer-se da inutilidade da ansiedade:
– A ansiedade é inútil pois não pode alterar o nosso futuro;
– Ela é inútil, pois não pode resolver os nossos problemas;
– É inútil, pois só faz aumentar os nossos problemas;
– É inútil, pois rouba a nossa fé na providência divina;
CONCLUSÃO:
Ao invés de ficarmos reféns da ansiedade, por que não escolhemos o caminho da fé, já que a palavra de Deus nos dá a certeza de que ele levou sobre si todos os nossos problemas, como diz: I Pedro 5.7: ” Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós?”
EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Manaus – AM.
Se gostar COMPARTILHE