RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O leque é o acessório sensação do público que está na praia de Copacabana para assistir ao show de Madonna, na noite deste sábado (4).

Fãs da artista usam o leque como um sinal: quando um leque abre e faz barulho, todos ao redor fazem o mesmo. A “bateção” acontece a todo o tempo.

“O leque é uma marca. Um símbolo da comunidade LGBTQIA+”, afirma o paulista André Souza, no Rio só para assistir ao show. “Drags queens usam e tornou-se um acessório indispensável. É charmoso e refresca”, afirma o amigo Gustavo Herrera.

Souza e Herrera trouxeram os leques de casa, mas há quem compre em Copacabana. Centenas de vendedores ambulantes comercializam acessórios personalizados, com o rosto de Madonna.

José Vitorio Junior e Alexandre Donizete viajaram de Minas Gerais para o Rio e compraram para amenizar o calor. “O leque é empoderamento e ajuda no calor. Principalmente para mim, que decidi vestir um blazer preto”, diz Junior.

“Comprei 40 leques e já vendi 15. Até o fim da noite, acho que vou vender todos”, afirma Jairo Antônio, que comprou os leques a R$ 12 cada um e vende a R$ 25.