Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

Olá!

Como você se vê hoje?

Sua vida está como você planejou ao longo de sua jornada ou existem dilemas pessoais que estão dificultando suas realizações profissionais, psicológicas, emocionais, dilemas morais e muitos outros enfrentamentos que depende de uma posição que é só sua.

Os dilemas pessoais são de áreas distintas e aparecem na nossa vida como se fosse um assunto que precisamos resolver para virar a página, não precisa ser encarado como se fosse algo negativo e, sim, como algo que precisa ser enfrentado com coração e determinação para mudarmos de fase.

Você lembra do livro a Escolha de Sofia, do escritor William Styron?  Quando o li, eu chorei muito. Precisei refletir sobre como, muitas vezes, somos colocados em situações difíceis e precisamos decidir. Depois de um tempo, este livro virou um filme, só relembrando um pouco, se é que alguém pode esquecer, o livro conta a história de uma prisioneira polonesa em Auschwitz que precisa escolher, qual o filho ou a filha será executado, ela, Sofia,  só poderá ficar com um. Eu sugiro que  você leia está obra. Esse tipo de dilema, infelizmente, não apresenta uma solução satisfatória. São situações realmente catastróficas, que apesar de toda dor, trás algo para refletirmos.

Quando você está diante de um dilema e não vamos ser drásticos para imaginar uma situação como o da escolha de Sofia. Mas, um dilema de seu momento atual, algo que você tenha que tomar uma decisão que modificará sua vida. Você usa mais a emoção ou a razão para tomar uma decisão, ou pondera entre as duas?

A verdade é que, muitas vezes, diante de um dilema que mudará nossa vida para sempre, precisamos usar de “bom senso” e vamos combinar que, “bom senso”, não é senso comum, neste caso, cada situação é única e não podemos condenar a decisão de uma pessoa por pensar ou agir diferente de nós, ela está vivendo o momento dela como pessoa, assim como nós vivemos o nosso.

Geralmente usamos dos nossos recursos cognitivos e de nossa história de vida para tomarmos uma decisão, sem esquecer que a pressão psicológica conta muito. Pergunta crucial: O que motiva você? E, você deve estar se perguntando, o que tem a ver minha motivação com tomada de decisão? Tudo.

Considerando que nem sempre é fácil fazer essa análise, o melhor é refletir sobre o que de fato alimenta suas motivações para tomada de decisões.

Vou concluir por aqui porque o desejo deste texto é fazer você refletir. Eu sei que ficou muito no subjetivo. Mas, confio que você vai refletir no que é melhor para você decidir no seu momento presente.

Um forte abraço e fica com Deus.

Alias, onde estão escritas as leis de Deus? Já dei uma dica. Bom trabalho e boa decisão.