Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM

A nossa vida espiritual é regida por alguns princípios, tal como a nossa vida material. São quatro os princípios que regem a nossa vida: a alimentação, a hidratação,  a exercitação e o descanso. Se nos alimentarmos bem, nos hidratarmos corretamente, nos exercitarmos e descansarmos, com uma bela noite de sono, de pelo menos oito horas, o nosso próprio organismo cria defesas suficientes para evitar doenças e males. É assim também na nossa vida espiritual, mas muita gente negligencia e vive como se só existisse a vida material.

Vamos falar detalhadamente sobre cada princípio.

ALIMENTAÇÃO – Nos alimentamos da palavra de Deus lendo a Bíblia, ouvindo as pregações, ouvindo louvores e principalmente indo aos cultos, que além da comunhão, é o momento de se buscar viver em unidade, que é o grande sonho de Jesus. Se  somos parte do corpo místico de Cristo, precisamos viver em unidade, viver em congregação. Quando alguma parte do nosso corpo é separada, através da amputação, esta parte morre instantaneamente. É assim que acontece quando nos desligamos da igreja, do corpo de Cristo; a morte é iminente, é inevitável.

HIDRATAÇÃO – Jesus se intitula como a água da vida. Só podemos mergulhar nas águas do Espírito através da oração, da adoração e da meditação.

A ORAÇÃO – A própria Bíblia nos adverte: orai em todo tempo. A oração começa com uma imposição e depois se torna algo natural na nossa vida. O pecado é como uma doença incurável, mas que é controlada com o uso de remédios.  Se pararmos de tomar a medicação, corremos o risco de morrer. Se pararmos de orar, corremos o risco de cairmos em tentação.

A ADORAÇÃO – O salmista, no Salmo 8, nos dá uma aula de adoração, quando declara: quando contemplo, verso 4. Toda adoração começa com uma contemplação. Já não contemplamos o nascer do sol, o por do sol, a lua, com todo o seu esplendor, as estrelas, as nuvens. Já não nos importamos com tudo que Deus criou justamente para nós.

A MEDITAÇÃO –  É a meditação que nos apresenta a nós mesmos. Através da meditação, conhecemos as nossas fraquezas, nossas virtudes,  nossos defeitos. O salmista, mais uma vez nos ensina: na sua lei, medito de dia e de noite. Salmos 1.

A EXERCITAÇÃO – o Apóstolo Tiago diz que a verdadeira religião está em visitar os órfãos, atender as viúvas em suas tribulações e se guardar contra a corrupção do mundo. Vamos nos aprofundar  um pouco mais neste versículo?

ÓRFÃOS – Imagine uma criança que perdeu os pais. Se não for adotada, ficará praticamente sem rumo, perdida, sem saber o que fazer. Existe muita gente sem rumo, perdida, sem saber o que fazer da vida. São pessoas aparentemente normais. Trabalham, estudam, tem alguma posse, tem família, mas não tem a menor direção. Estas pessoas precisam ser adotadas. Primeiro, em oração, depois com a nossa companhia, com a nossa ajuda.

VIÚVAS – Notem que é visitar as viúvas em suas tribulações. Não está se referindo ao sustento, a ajuda financeira. Está falando de uma palavra de conforto, de companhia, de cuidado. É claro que se houver necessidade financeira, é mais do que obrigação nossa ajudar. Lembremos  do que está escrito em Isaias 61: O Espírito do Senhor está sobre mim; porque  Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos mansos,  restaurar os contritos de coração, a proclamar  liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.

GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO – Fomos feitos para o louvor da glória de Deus e não para agradar ou ser agradado pelo mundo. Precisamos agradar a Deus em todos os momentos, em tudo que fazemos. 1 João 2.17 – O mundo passa e a sua concupiscência. Mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

DESCANSO – Uma das coisas mais difíceis na nossa vida cristã e espiritual é aprendermos a descansar no Senhor. Queremos tudo ao nosso tempo e não no tempo de Deus. Precisamos colocar o Salmo 37 em prática. Precisamos descansar no Senhor e esperar somente n’Ele.

Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM.