Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

Negação é o processo inconsciente onde a pessoa não quer tomar conhecimento de algo.

A negação é um mecanismo de defesa e o processo acontece de forma independente, sua finalidade é sempre específica do próprio ego que agi para proteção da pessoa.

A negação pode contemplar um desejo, uma fantasia, um pensamento ou sentimentos.

Definição de Negação para a psicologia é um dos muitos mecanismos de defesa do ego, seu objetivo neste caso, é proteger a pessoa de uma realidade ou fato traumático vivenciado por si.

Lembrando que para a psicologia, negação é um mecanismo de defesa inconsciente que para vir ao nível da consciência será necessário a autoanalise de seus conteúdos psíquicos no processo do autoconhecimento através de terapia, pois, o sujeito nega tudo que não quer tomar conhecimento, desejo, fantasia, pensamentos ou sentimentos, bem como recalques e outros conteúdos que não quer saber. Onde não importa os motivos, mas, tem um caminho entre a negação, a aceitação e o trabalho para mudança.

Como disse, existem outros mecanismos de defesa e vou exemplificar alguns.

Negação é quando você não quer aceitar um fato e age como se nada tivesse acontecido.

No deslocamento, é quando você desloca um fato ou uma lembrança em outro contexto que não seja seu lugar de origem.

Na regressão, é quando você interpreta um fato ou lembrança à luz de outro contexto de vida.

A projeção, é quando você idealiza fatos e lembranças de maneira fantasiosas. Ex: quando você fantasia uma relação que só existe na sua cabeça.

A formação reativa, quer dizer algo ou fazer, mas, faz ou diz o contrário.

Na racionalização, é quando você coloca um excesso de lógica em tudo, ou seja, tudo tem uma justificativa e você não muda.

Além desses mecanismos de defesa, o Ego é o senhor e possui muitos outros.

Negação e Reflexão:

Quando você começa o processo de autoconhecimento, você entende o seu momento de vida e compreende quem de fato é você. Começa a possuir percepções sucintas que antes não possuía. Exemplo de um comportamento comum neste processo, é quando todo mundo está dizendo algo concreto de você e você nega veementemente.

Por que você faz isso? Por que possui dificuldade de olhar para o óbvio?

Por que no processo de negação as pessoas negam determinados fatos?

Em primeiro lugar, porque muitas vezes, enxergar esses fatos é algo insuportável. Você prefere negar algo, em vez de mudar de atitude, precisar tomar suas próprias decisões ou ter que reconhecer estar errada.

Então, por que temos esse comportamento? Porque para assumir essa verdade, exigirá de você uma atitude. E, para mudar, exigirá de você tempo e trabalho.

Entendendo os possíveis motivos sobre a negação:

Enxergar a realidade, vai exigir de você uma tomada de decisão.

Exemplo de negação: a pessoa que está sendo traída, tem certeza que isto está acontecendo, já pegou ligações, mensagens e finge que nada está acontecendo.

Nesta situação, a pessoa simplesmente nega a realidade, porque para ela, é insuportável admitir que a pessoa a diz amar, está se relacionando com outra pessoa.

Negar, neste exemplo, a pessoa nega a traição porque seria insuportável continuar o relacionamento, admitindo a traição.

Exemplo número dois:

Você tem dificuldades financeiras, mas, nega esta realidade. Seu filho pede algo, você compra no cartão, os amigos chamam você para jantar e você mesmo sem poder, vai, paga também no cartão. Chega um momento, que você só está parcelando a dívida, pois, já está insustentável.

Veja, que neste caso, você nega a realidade de que não pode sair todos os finais de semana, e nem comprar tudo que seu filho pede, ou seja, você não toma a atitude de mudança.

Vou dar mais um exemplo para ficar claro como o processo de negação é delicado e profundo.

Neste exemplo, a pessoa trabalha muito, sempre chega em casa muito tarde da noite e muitos finais de semana vai para o trabalho, são relatórios, levantamentos e muitos outros compromissos de trabalho que roubam um tempo precioso. A pessoa não aceita que sua vida está infeliz e fica dando como desculpa o trabalho.

Quando alguém pergunta porque ela trabalha tanto, a responde é sempre a mesma, que está precisando de dinheiro para realizar um sonho, sua segurança financeira para o futuro, ou ainda, para patrocinar qualidade de vida para a sua família.

Poderia citar muitos outros exemplos, mas, acho que para nossa reflexão esses três exemplos, estão bons, você, com toda certeza conhece alguém que está negando algo. Melhor não tentar dizer para essa pessoa sua percepção. Não esqueça que esse comportamento pode ser um mecanismo de defesa e, sendo um mecanismo egóico, a pessoa não assumirá.

Vou contar uma história:

Você já deve ter tido uma amiga e tentou avisá-la que estava sendo traída, e para sua surpresa, sua amiga acabou com a amizade, ainda chamou você de invejosa.

Você consegue entender a delicadeza da situação?

Algumas reflexões:

Tente identificar o que você mais nega e se questione sobre os porquês.

Os pensamentos que chegam e você simplesmente não quer refletir sobre eles.

Reflita sobre quando as pessoas chamam sua atenção por um comportamento que você nega ter.

Tenha cuidado com os equívocos e as grandes afirmações.

Se você conhece alguém que precisa ler este texto, encaminha para essa pessoa.

Um forte abraço e fica com Deus.