Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

Muitas pessoas falam sobre recomeçar, o quanto é difícil, o quanto dói, mas, quase ninguém explica sobre a importância de renovar pensamentos e atitudes para recomeçar. É fundamental reconhecer pensamentos e comportamentos negativos, fazer uma faxina mental nos equívocos emocionais praticados durante anos.

Para incorporar o novo, se faz necessário lembrar da metamorfose, os quatro estágios que compõem o processo da borboleta, que são: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago) até se tornar uma linda borboleta. Um processo extraordinário, onde cada fase apresenta suas motivações próprias e suas dores, bem como  suas superações entre uma fase e outra, até o grande momento que é ser borboleta. Você conhece o processo?

Fazendo um comparativo, onde cada ser humano passa por quatro fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

Cada fase apresenta seus encantos, seus medos, dificuldades e seus enfrentamentos. Deixando em cada um de nós as marcas positivas e negativas do que vivemos. Entender a importância de lidar com nossas emoções, perceber nossas necessidades, compreender nossos desejos, interpretar o que queremos e quem somos, faz parte do autoconhecimento que todos nós devemos cultivar. Chega uma hora que caminharemos sozinhos e teremos de tomar nossas próprias decisões.

Momentos de renovar atitudes para recomeçar, pois todo recomeço apresenta altos e baixos, desafios e conquistas, em alguns momentos  precisamos recuar para depois avançar mais fortalecidos.

Recomeçar faz parte da vida, em muitos acontecimentos passamos por situações difíceis, onde só existe um caminho, recomeçar para continuar seguindo em frente. Esses recomeços podem ser por causa de mudanças pessoais, profissionais, relacionamentos ou porque a vida está pregando uma peça, esses momentos são fundamentais para nos empurrar para fora da zona de conforto. Não importa o motivo do recomeço é preciso nos alimentarmos de energia positiva, disposição, fé, vontade de chegar lá e, principalmente, encarar o momento como uma boa oportunidade, fazer diferente, aprender com as experiências passadas, renovar as esperanças, alimentar a fé  e ter foco para buscar um novo recomeço neste momento de vida.

O primeiro passo é aceitar a mudança como uma oportunidade, esse é com toda a certeza o início para sermos bem-sucedidos, depois, será necessário, largar os apegos emocionais e trabalhar o medo do desconhecido. É preciso lembrar que o autoconhecimento e a paciência para refletir sobre cada fase é fundamental. Observe o quanto você já aprendeu até chegar neste momento, reflita sobre suas dificuldades e enfrentamentos, reveja o quanto esses momentos servem para fortalecer seus objetivos, definir suas metas, planejar sobre suas novas conquistas e oportunidades, lembrando sempre que nada pode ser inflexível, o ideal é ser flexível e resiliente. Recomeçar exige uma boa dose de flexibilidade e resiliência, além de paciência e lucidez, sem contar sobre a fé que deve existir dentro do seu eu interior.

Acredite, você pode.