Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM
CONFIANÇA NO SENHOR – MOISÉS
Êxodo 33:11-19
11 – E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
12 – E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
13 – Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14 – Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15 – Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16 – Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17 – Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
18 – Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 – Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
INTRODUÇÃO – A Bíblia nos ensina que Abraão, nosso pai na fé, era considerado amigo de Deus, e andava com Deus. Que Noé achou graça aos olhos de Deus. Que Davi andava com Deus; e Samuel, e Jacó, e tantos outros.
A Bíblia, a Palavra de Deus dada a nós, nos ensina que Jesus veio do céu à terra, nasceu entre nós para estabelecer entre nós e o Pai celestial uma relação de amizade através de sua morte na cruz em nosso lugar.
Jesus nos diz que ele morreu na cruz em favor dos seus amigos.
E o apóstolo Paulo escreveu que através da morte de Jesus nós fomos reconciliados com Deus, de sorte que a inimizade foi desfeita.
No texto que temos diante de nós, o Espírito Santo está descrevendo um momento sublime na vida de Moisés, dizendo que Moisés falava com Deus, ou melhor, que Deus falava com Moisés face a face, como qualquer um fala com seu amigo.
Quero aqui elencar uma série de fatores que justificam este falava Deus com Moisés face a face:
PRIMEIRO – MOISÉS TINHA UM RELACIONAMENTO PESSOAL E ÍNTIMO COM DEUS –
Verso 11 – E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;
Vivemos uma era de relacionamentos superficiais, rasos, que valoriza mais as redes sociais do que a pessoa que está ao seu lado. Já não conhecemos o padeiro, o leiteiro, o taberneiro. Não cumprimentamos o cobrador e o motorista do ônibus. Temos medo de conversar com o taxista, com o motorista do UBER, afinal, são pessoas estranhas.
Somando-se a isso, a grande maioria dos crentes de hoje são pessoas interesseiras, gananciosas e egoístas. Não querem saber de Deus. Estão mais preocupados com o suprimento de suas próprias necessidades; estão somente atrás de sua bênção.
Uma geração que o mais perto de Deus que conseguiu chegar foi quando se aproximou do pastor e olhe lá.
Mas para que Moisés tivesse um relacionamento íntimo com Deus, precisamos apelar para os três pilares que sustentam qualquer relacionamento: Diálogo, respeito e confiança.
DIÁLOGO – Moisés falava com Deus e ouvia a sua voz. Se não falamos com Deus e não ouvimos a sua voz, não existe diálogo e nem relacionamento.
É impressionante e igualmente triste constatar que 99% dos cristãos nunca ouviram a voz de Deus. Que filho é este que nunca ouviu a voz do pai? Que pai é este que nunca falou com o filho?
RESPEITO – Mesmo sabedores da vontade de Deus em manter um relacionamento íntimo conosco, mesmo sabedores que ele quer falar cara a cara conosco, mesmo sabedores que ele quer ir junto conosco na nossa caminhada, mesmo sabedores que ele mora no nosso coração, precisamos entender que ele é Deus e nós tão somente as suas criaturas, mesmo que sejamos imagens e semelhança dele.
CONFIANÇA – A confiança é sempre fruto de um relacionamento. Não existe confiança à primeira vista. A confiança é adquirida, conquistada.
SEGUNDO – POR QUE MOISÉS NÃO ABRIU MÃO DA PRESENÇA DE DEUS?
15 – Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
A presença do Senhor nos fortalece;
A presença do Senhor nos torna santos;
A presença do Senhor evidencia que somos o seu povo;
A presença do Senhor nos garante a vitória.
CONCLUSÃO – Se quisermos ser mais do que vitoriosos, não podemos abrir mão da imprescindível presença de Deus na nossa vida. Precisamos buscar a cada dia ter um relacionamento pessoal, profundo e duradouro com o nosso Senhor.
Provérbios 3:5-10
5 – Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6 – Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7 – Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
8 – Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
9 – Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
10 – E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM.