Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM

SINTOMAS DA MORTE ESPIRITUAL

Este é um tema dificílimo de ser tratado, porque lida diretamente com pessoas que possuem algum tipo de enfermidade da alma, que foram feridas ou decepcionadas na igreja. Antes porém, quero relatar algo interessante:

Um dia desses, quando assistia um vídeo, deparei-me com a história de alguém que em vida exigiu que no seu velório e enterro tivesse muita alegria, com músicas, bebidas e jogos. Assim foi feito. Quando o cidadão morreu, a sua família providenciou as bebidas e o tira-gosto, os amigos fizeram uma roda de samba e alguns outros se arriscaram num joguinho de dominó. Era uma verdadeira festa, mas um detalhe me chamou a atenção e me fez refletir: o dono da festa, permaneceu inerte, imóvel, incapaz de se envolver ou de ser envolvido por tanta alegria. Assim são os mortos espirituais; eles, mesmo no meio de um culto animado, mesmo no meio de pessoas animadas, permanecem inertes, imóveis.

QUAIS OS SINTOMAS MAIS COMUNS DE UMA MORTE ESPIRITUAL?

PRIMEIRO SINTOMA – A INÉRCIA

Não se comprometem com a obra, não têm nenhuma responsabilidade com a igreja, não sentem a menor necessidade de congregação. Até vão aos cultos, mas tanto faz ir como não ir. A ceia do Senhor é só um memorial e não uma obrigação prazerosa, fruto da nossa gratidão por tudo o que o Senhor fez por nós. O chamado de Deus é desprezado, afinal, eles tem os seus próprios sonhos e projetos e a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, deixa prá lá.

SEGUNDO SINTOMA – A DORMÊNCIA

A dormência faz com que tratemos o pecado como uma coisa natural, normal, principalmente quando o pecado está na nossa casa, na nossa família, nos nossos filhos. Uns acham até exagero do Pastor quando fala sobre o pecado. Afirmam que Deus nos ama como somos e esquecem que Jesus disse: “necessário vos é nascer de novo.”

TERCEIRO SINTOMA – A SURDEZ

Já não ouvem mais a palavra de Deus e a Bíblia é só um livro escrito por homens. Já não ouvem mais a doce voz do Espírito Santo, uma vez que já está morto e o Espírito Santo de Deus não habita em mortos.

QUARTO SINTOMA – A CEGUEIRA

Não enxergam a vida desmoronando. Filhos envolvidos nos pecados mais abomináveis e mal sabem eles que foi a morte espiritual deles que empurrou os seus filhos para o pecado, para a abominação.

QUINTO SINTOMA – A SOBERBA

Num velório, o defunto pode receber cem coroas de homenagens ou nenhuma só flor. Vai continuar sendo defunto. Vai ser descartado numa cova, tanto o defunto importante como o defunto sem nenhuma importância. Os soberbos não reconhecem a autoridade pastoral e nem a autoridade das escrituras sagradas. Acham que o que foi escrito, foi escrito por homens e que os tempos simplesmente são outros, como se Deus mudasse ou se modernizasse.

SEXTO SINTOMA – A MALDITA DA COMPARAÇÃO

O morto gosta de se comparar ao salmista e Rei Davi. Eles enchem a boca para dizer: até o Rei Davi, que era o homem segundo o coração de Deus, pecava. O salmista tinha sinais vitais. Ele se arrependia, pedia a Deus para não retirar dele o Seu Espírito, declarava que assim como a corça suspira pelas águas, a minha alma suspira por ti. O salmista Davi era apaixonado pela casa do Senhor a ponto de declarar: alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor? Mas, para fazer o seu próprio diagnóstico, leia o Salmos 84.

QUE O SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS.

EDSON BB DE JESUS