Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

Todos nós já ouvimos falar de um autor chamado Daniel Guliman. Você lembra dele? Ele escreveu um livro que é muito interessante, que foi um “divisor de águas” na época em que foi lançado porque fala exatamente o que significa Inteligência Emocional.

É fundamental Inteligência Emocional para nosso dia-a-dia, mas para falar de Inteligência Emocional é preciso, primeiramente, falar de emoção, de como você se sente, de quem é você.

Algumas pessoas confundem suas próprias emoções e não sabem lidar com elas, apresentam insegurança em tomar decisões, não compreendem porque agem com tantas dificuldades diante de decisões que deveriam ser simples.

Todas essas questões tem haver com a importância do AUTOCONHECIMENTO. Quando você se conhece, conhece seus limites, tem controle dos seus comportamentos e diga-se, emoções não são controladas, não se pode controlar a vontade de rir ou a vontade de chorar. Mas, comportamentos podem ser modificados, alterados para que você possa aprender a lidar com determinadas emoções. É possível quando você se conhece e sabe o que busca na vida. Quando você conhece seus limites, conhece a sua personalidade.

Vou citar dois perfis de personalidade, a introvertida e a extrovertida. Você pode ser introvertida ou extrovertida. Esse perfil vai delinear seus comportamentos e, como você lida com os acontecimentos. Compreenda que quando você sabe lidar com suas emoções que podem ser geradas por ações vindas do externo e muitas vezes do seu próprio interior, você saberá desenvolver competências emocionais sociais e competências emocionais pessoais para os enfrentamentos.

Competências emocionais sociais e pessoas tem ligação direta com autoconhecimento. Como você lida no social e como lida com seus conteúdos no seu intimo.

Perceba, que você precisa se conhecer, olhar para dentro para gerar as competências emocionais pessoais e realizar os enfrentamentos quando se fizerem necessários, bem como, as competências sociais tem haver com a maneira como você age no meio social.

Suponha-se que você trabalha em um ambiente onde é mais competitivo, onde a competição está mais envolvida. Então, todos seus colegas de trabalho lidam com a competição. É um ambiente mais agressivo, não é? Não do ponto de vista de brigar, veja bem, mas, o ambiente que lida sempre com competição, é considerado um ambiente onde cada pessoa se protege no seu “habitar”, ali, na sua ilha de trabalho e desenvolve as competências necessárias. É um ambiente próprio desse trabalho. Então, você vai ter que desenvolver um comportamento para lidar com essa situação. Perceba que a situação é externa, mas você está ali, então, precisará lidar com essa circunstância.

Agora, imagina que você esteja em um ambiente de trabalho onde existe uma equipe multidisciplinar, onde todos trabalham harmoniosamente, onde o seu desenvolvimento nesse trabalho depende do trabalho do outro, que depende do trabalho do outro, ou seja, é uma equipe, uma equipe coesa, que trabalha em conjunto, onde seu trabalho vai continuar no desenvolvimento do trabalho da outra pessoa. Nesse modelo de trabalho existe uma equipe onde todos funcionam e trabalham harmonicamente. Então, perceba que entender que tipo de exigência social é colocada para você, qual é o tipo dessa imposição e como você vai lidar com essa requisito? Como você vai se colocar nesse meio externo para saber lidar com os dois exemplos que lhe dei?

Emoção não pode ser controlada, não como muitas pessoas imaginam, está na raiz de cada ser humano, nasce e se desenvolve dentro de cada um de nós. Por exemplo, você vai assistir a um filme e o conteúdo do filme despertou em você uma emoção, já existia um conteúdo interno e foi despertado pela cena, então, você simplesmente chora ou tem raiva. Você não diz, “agora eu vou chorar ou vou ter raiva”, não funciona desta maneira. Isso porque o nosso cérebro tem o hemisfério direito que está ligado à emoção, a subjetividade e o esquerdo está ligado a razão, a racionalização, é mais objetivo.

Tenta identificar se você é mais razão ou emoção. Lembra daquelas pessoas que dizem assim: “nossa, o fulano é tão emocional ou é tão racional…”.  O importante para inteligência emocional é o equilíbrio dos dois hemisférios. Como disse, existem pessoas mais emocionais e outras mais racionais, mas, também existem pessoas que já conseguiram desenvolver um “certo equilíbrio” entre emoção e razão.

Importante: a Inteligência Emocional pode ser adquirida, isso mesmo, pode ser adquirida.

Então, se você é uma pessoa mais introvertida ou se você é uma pessoa mais extrovertida, você pode desenvolver a Inteligência Emocional na busca do equilíbrio. De modo que vai ajudar você a ter qualidade de vida. Por isso, é importante você saber lidar com suas próprias emoções, entender o gatilho de seus sentimentos e emoções, discernir quando está triste ou com raiva e saber dizer o motivo. Saber compreender seu comportamento no meio social e reconhecer suas demandas no seu lado mais profundo.

O autoconhecimento ajudará você a lidar com suas emoções, compreender as razões de seus comportamentos e acima de tudo inteligência emocional tem haver com o registro que o seu cérebro faz, o seu cérebro registra a informação externa  que vem e daí você vai gerar em você uma reação da informação recebida, saber lidar com essas informações é importante para poder ter um comportamento adaptável ao meio onde você está inserido.

Agora, existe o “controle”, não estou dizendo que a emoção pode ser controlada, não é isso! Mas, eu estou dizendo que, quando você se autoconhece, você identifica os seus comportamentos e, através de suas atitudes, você pode decidir qual melhor comportamento se encaixa para a situação vivencial. Da forma que escrevo parece racional demais, mas não é, desta maneira  você terá  uma emoção mais equilibrada, digamos assim.  Para desenvolver esse tipo de comportamento é necessário que você se conheça.

Lembrando que o autocontrole é fundamental para que você tenha um comportamento externo adaptado às necessidades que esse externo exige, como também entender o que se passa no seu interior.

Obrigada por ter me acompanhado até esse momento. Espero que tenha gostado do texto.

Obrigada e fica com Deus.

Convido você para conhecer meu trabalho com autoconhecimento nas redes sociais. Um forte abraço.