Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM
NATAL
ESTUDANDO SOBRE O NATAL, SEPAREI CINCO PEQUENOS TÓPICOS PARA A NOSSA MEDITAÇÃO:
PRIMEIRO – O LUGAR DO NASCIMENTO – Lucas 2:6-7
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Convenhamos que o presépio natalino é muito lindinho. Uma manjedoura limpinha, cheirosinha, com bonequinhos cover de José, Maria, o neném Jesus, os três reis magos e algumas miniaturas de bichinhos.
Mas na realidade o lugar é a prova inconteste do nosso desprezo pelo Messias. José e Maria perambularam por toda a cidade e não encontraram um só lugar que os acolhesse. Resultado: um curral foi o melhor hospital maternidade e a manjedoura ou a cocheira, que é o lugar onde o animal se alimenta, o melhor leito neonatal.
Não conseguimos imaginar que o curral é o lugar do abrigo dos animais que comem e sujam no mesmo lugar. A menos que algum destes pregadores que inventam mais do que pregam venham me dizer que Deus já tinha mandado os anjos para limpar e decorar o local.
SEGUNDO – O DESPREZO DO POVO – Mateus 2:1-4
E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
Um povo que tinha o principal profeta messiânico, que era Isaías, que só faltou dar a planta do local de nascimento de Jesus, nem se preocupou com isto. Foi preciso estudiosos do oriente para estudar as profecias e seguir os sinais.
Se isso não fosse o bastante, mesmo quando os Magos foram até Herodes e perguntaram, o que o deixou meio que preocupado, tanto é que convocou imediatamente os sábios, religiosos e estudiosos no assunto, e mesmo com a confirmação do local exato do nascimento do rei dos judeus, preferiu pedir para que os reis magos fossem confirmar o fato e caso confirmassem voltassem e o informasse.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
Mateus 2:7-8: E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-me.
TERCEIRO – A PRIMEIRA FESTA DE NATAL – Lucas 2:12-14
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
Foi uma senhora festa, digna de um Senhor Rei. Imaginem milhares de anjos cantando: “Glória a Deus nas alturas”. Só de imaginar fico todo arrepiado. Além do mais, quem já teve uma visão com um anjo sabe da luz que eles resplandecem. Imaginem de novo o que seria esta luz multiplicada por milhares?
Mateus 2:11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Além da iluminação especial, do coral angelical, podemos acrescentar presentes e não foram lembrancinhas, dadas de coração (coisa de pobre: é simples mas é de coração!), foram ouro, incenso e mirra.
QUARTO – AS HONRARIAS – OURO, INCENSO, MIRRA
Mateus 2:11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Ouro é sinal de nobreza, o incenso de oração e intercessão e a mirra de unção.
QUINTO – CONCLUSÃO – Mesmo que o nosso coração esteja tão sujo quanto uma manjedoura, JESUS escolheu justamente este lugar para fazer sua morada.
EDSON BB DE JESUS é Pastor da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Uma Igreja de Poder – MANAUS – AM.