Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM
I Pedro 4 de 7 a 11
7 – E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
8 – Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
9 – Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
10 – Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11 – Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre.
Amém.
INTRODUÇÃO – Este é o último sermão da série “Andando em Amor” e também o último sermão do ano de 2015. Percebemos, através de todos os sermões, estudos, palestras e mensagens deste ano, a preocupação de Deus com três temas específicos: santificação, amor e a proximidade do fim dos tempos e das coisas.
Entendemos com isto, que o tempo do Senhor realmente se aproxima e Ele mesmo está fazendo um grande esforço para preparar a sua igreja, a sua noiva, para este maravilhoso encontro.
E, se o próprio Senhor está fazendo um grande esforço, cabe a nós, igreja, noiva, uma vez que já entendemos a essência da mensagem do evangelho, uma vez que já decidimos por entregar a nossa vida ao Senhor Jesus, fazer também um grande esforço em busca desta santificação, do amor, para estarmos preparados para as bodas do Cordeiro.
Já não podemos mais perder tempo com sermões evangelísticos, anunciando que Jesus salva, que Jesus cura e que batiza com o Espírito Santo. Pressupõe-se que toda a igreja já entendeu e aceitou esta mensagem. Agora, é tempo de frutificarmos; é tempo de vivermos esta grande verdade e de envolvermos outras pessoas neste nosso estilo de vida.
Os versículos acima, tema deste sermão, também não fogem dos três temas alvo da preocupação de Deus. Muito pelo contrário, dá uma bela reforçada, um ajuste final.
Vejamos:
PRIMEIRO – SEDE SÓBRIOS – A sobriedade engloba alguns dos frutos do Espírito: Paciência, bondade, benignidade, mansidão, domínio próprio e tolerância. E aqui quero fazer uma ressalva: A tolerância é com a pessoa e não com o seu pecado.
Estamos muito atrelados a modos e costumes e esquecendo da verdadeira santidade. Esquecemos, propositalmente, que Deus olha o interior e não o exterior. E, para nós, que só vemos o exterior, o modo de vestir, o tamanho dos cabelos, a maquiagem, a tatuagem, são um prato cheio para tecermos comentários discriminatórios, julgamentos e até sentenças.
Precisamos ter em mente duas coisas: O poder transformador de Deus e a competência do Espírito Santo, que é quem convence o homem do seu pecado, para a salvação e juízo. Se julgamos, se discriminamos, se não aceitamos, não estamos sendo sóbrios, não estamos sendo santos e estamos no mesmo nível da pessoa alvo da nossa critica, da nossa discriminação e o que é pior. Estamos deixando de enxergar os nossos próprios erros e defeitos.
Algumas pessoas ainda insistem em declarar que não aceitam isso ou aquilo na igreja. No início isso até me incomodava muito, mas depois vi que isso é antigo, aconteceu também com Jesus:
14 E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
15 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
16 E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
Agora imaginem uma coisa: Você adoece e vai para o pronto socorro. Em lá chegando, na triagem a enfermagem diz que não pode lhe receber porque você está doente. O que você sentiria?
SEGUNDO – SEJAM HOSPITALEIROS – Ser hospitaleiro é receber bem, acolher bem, hospedar bem.
Confesso a vocês que tenho feito um esforço enorme para ser bom, para ver as pessoas conforme Deus as vê e sei que é muito difícil. Até porque, o mundo, o mercado e a sociedade veem as pessoas como concorrentes e é muito desgastante você se livrar disso, que já está impregnado no seu caráter, na sua personalidade e no seu modo de viver.
Isso faz com que ao invés de irmos por todo mundo e pregarmos o evangelho a toda a criatura, de irmos e fazermos discípulos, queremos, de certa forma, provar para Deus a nossa santidade, nossa mudança, nossa utilidade. Com isso, estamos cada vez mais sozinhos, mais isolados.
Ser hospitaleiro é entender a importância de caminharmos juntos.
Eclesiastes 4:9-12
9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
TERCEIRO – 8 – Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
Este versículo é maravilhoso. Ele resume todo o esforço da nossa trajetória cristã. Se entendermos isso e colocarmos em prática, conseguiremos tocar o coração do Pai e atrair todo o seu reino para a nossa vida.
É o amor que promoverá a santificação de todo o corpo de Cristo, da sua igreja. Não é a proibição disso ou daquilo, não é a discriminação deste ou daquele, não é se concordo ou não concordo.
I João 4
11 – Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
19 – Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
20 – Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
21 – E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
Se Deus nos amou quando nós éramos ainda pecadores, nos aceitou e o seu amor nos purificou, sejamos agentes desta transformação de Deus, amando o nosso próximo.
QUARTO – O FIM ESTÁ PRÓXIMO – Está claro que o Senhor está dando sinais da Sua vinda e anunciando que está mais próxima do que possamos imaginar. Não gosto de sermões sensacionalistas, que enchem a igreja de pânico, mas que não preparam ninguém.
Porém, estejamos atentos, preparados para a maravilhosa vinda do Senhor e não tem preparação melhor do que o amor.
Ontem celebramos um casamento. Enquanto o cerimonial conduzia todo o ritual, eu observava o nervosismo, a inquietação e a ansiedade do noivo. Ele tremia, roía as unhas, se coçava. O trajeto da caminhada da noiva era de mais ou menos uns quinze metros, que mais pareciam quilômetros.
Eles se conheciam muito bem. Entre namoro e noivado foram treze longos anos. E por que tanta angústia? Era o momento mais importante da sua vida. Aquele momento iria mudar a sua história, seu estado civil, sua própria identidade.
Eles não começaram a namorar por causa dos defeitos, por causa das fraquezas, por causa das falhas ou porque não os tinham; começaram a namorar por causa do amor.
Mas até ali, o noivo era somente noivo e a noiva somente noiva. Ele ainda não era o esposo e ela ainda não era a esposa. A partir dali, os dois passaram a ser uma só carne, um só corpo, um só espírito, uma unidade.
O noivo já está à espera da noiva. Jesus já está à espera da igreja. E o que nos unirá a ele não são os nossos pecados, as nossas falhas, as nossas fraquezas. O que nos unirá a ele será o nosso amor por ele e o amor dele por nós.
CONCLUSÃO – Que em 2016 estejamos empenhados em buscar em Deus o derramar do Seu amor por nós e que possamos transbordar desse amor na vida do nosso próximo, deixando de valorizar mais os defeitos e entender que Deus ama a todos e Jesus morreu por todos.
EDSON E LENIR DE JESUS – São Pastores da IGREJA BATISTA BÍBLICA DE FLORES – Uma Igreja de Poder – Manaus – AM