Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

As redes sociais cresceram muito rápido e em pouco tempo, a sociedade não teve muito tempo para se preparar para essa evolução. As pessoas usam as redes sociais para trabalho e para o social, como o próprio nome já demonstra. Geralmente essas são as mais usadas. É claro que se está comentando do que é lícito.

Existem estudos a respeito do tempo que uma pessoa geralmente usa com relação às redes sociais. Já é comprovado o impacto emocional que as pessoas podem sofrer nas exposições com as redes sociais.

PERGUNTAS:

  • QUANTO TEMPO VOCÊ PASSA RESPONDENDO OU VISUALIZANDO SUAS REDES SOCIAIS?
  • VOCÊ JÁ PAROU PARA PERCEBER QUE TIPO DE EMOÇÃO VOCÊ TEM DEPOIS DE HORAS VISUALIZANDO A VIDA DOS OUTROS NAS REDES?
  • VOCÊ SE PREOCUPA COM AS CURTIDAS (LIKES) DAS SUAS POSTAGENS?
  • QUANDO ALGUÉM QUE VOCÊ CONHECE SÓ NO MUNDO VIRTUAL COMENTA ALGO NEGATIVO SOBRE UMA POSTAGEM SUA, QUAL SEU COMPORTAMENTO?

Um estudo importante realizado por neurocientistas de várias universidades do mundo como o da University of Southern California e da Beijing Normal University (2014), revelou que o uso do facebook, o jogo e o abuso de substâncias atinge as mesmas áreas do cérebro.

A ideia desse tema não é indicar qual o pior ou melhor aplicativo ou rede social e sim, mostrar a importância que todos nós devemos ter quando usamos as redes sociais.

Instagram; Skype; Hangouts; Whatsapp; Telegran; Twitter, entre outros.

Você já parou para prestar atenção no tempo que você gasta nestas redes?

Você sabia que o Bullying, ansiedade, depressão, solidão, dificuldade de imagem corporal, baixa autoestima, podem estar sendo alimentadas com o que você assiste ou como você se expõe no on-line? Sim, é verdade.

É preciso levar em consideração que as redes sociais são importantes e que tudo dependerá do seu uso.

Ex: Uma pessoa pode usar as redes sociais para estreitar laços com uma comunidade, a outra pessoa pode usar para se isolar, fingir ter uma vida que não é a sua própria, pessoas cruéis podem machucar, humilhar e ferir, tudo isso pode acontecer no mundo virtual.

É preciso entender que cada curtida ou comentário negativo ou positivo vai gerar em você um sentimento.

Todos nós temos uma imagem real e uma imagem ideal.

Muitas vezes as pessoas estão tentando fazer comparações com um mundo totalmente criado para o on-line. Essa comparação pode ser um problema. É necessário usar o bom senso e bom senso não é de forma alguma senso comum.

O que você vê nas redes sociais geralmente são imagens trabalhadas, com conteúdos elaborados para mostrar algo interessante. É preciso buscar a fonte, saber quem você está seguindo e quais suas intenções.

Alguns pontos positivos e negativos:

Aquele parente que mora longe e que agora pode se comunicar com sua família a qualquer hora.

Quantos casais se conheceram e depois se uniram e estão bem.

As pesquisas realizadas pelos estudantes.

Hoje é muito fácil fazer uma pesquisa on-line. Seja de que ordem for, às vezes uma receita culinária, por exemplo.

Os estudos de especializações que hoje em dia são oferecidos a longas distâncias.

Você não pode esquecer que os trambiqueiros e pessoas cruéis estão de plantão.

Pessoas carentes emocionalmente estão sendo vítimas de trambiques financeiros exatamente por carências emocionais não resolvidas.

A exposição de crianças e jovens na internet, colocando em risco suas vidas.

O isolamento por conta das redes sociais é sempre um sinal de alerta para os pais que têm filhos adolescentes.

COM QUEM SEU FILHO CONVERSA QUANDO VOCÊ VAI DORMIR?

Antigamente os pais ficavam preocupados quando os filhos saiam de casa para se encontrarem com seus amigos, hoje os filhos conversam virtualmente e na grande maioria das vezes você nem sabe com quem seu filho está conversando.

Existem pontos positivos e negativos, é preciso levar em consideração que o uso excessivo de qualquer atividade poderá ser extremamente perigoso.

Qualquer ferramenta pode ser usada positiva ou negativamente.

Quem define o uso é a própria pessoa.

Entre o ideal e o real é importante entender o que você busca.

Conhecer quem é o outro que você está se conectando.

O autoconhecimento continua sendo a palavra de ordem para buscar a confiança e o equilíbrio.

Caso tenha gostado dessa leitura, compartilhe nas suas redes sociais.

Convido você para conhecer meu trabalho.

@nazaremussa

OBRIGADA POR SUA PRESENÇA. Um forte abraço e fique com Deus.