AM38GT Man looking at bill in grocery store. Image shot 2007. Exact date unknown.

 A sensação é que o povo sempre é o menos favorecido, a polemica Lei sobre as sacolas deixou muitos populares com os nervos a flor da pele após ser anunciado que os supermercados não iriam mais disponibiliza-las em suas dependências.

A repercussão do caso começou na última sexta-feira (01), quando foi proibida a distribuição do material que tem como objetivo diminuir a poluição.

Com a proibição da distribuição gratuita, o preço que era embutido nos produtos comercializados começou a ser cobrado e isso não agradou a população, gerando uma onda de comentários e críticas e até memes nas redes sociais.

De acordo com o texto, fica proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas para os consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais em toda a cidade de Manaus.

O descumprimento das disposições prevê penalidades previstas na Lei Federal n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, na Lei Municipal n. 605, de 24 de julho de 2001(Código Ambiental de Manaus), e na legislação municipal de regência.

Conforme o Professor Fransuá (PV), que é um dos criadores da PL, defendeu seu projeto ao dar exemplos de países e cidades brasileiras com leis vigentes sobre a proibição do uso de sacola plástica, e ainda destacou que já foi do Greenpeace.

“Infelizmente, a nossa sociedade ignora o que está aparente: não existe um igarapé em Manaus que não esteja poluído e não só por sacola plástica. Precisamos atacar cada item daquele. Qualquer mudança de costume gera incômodo e insatisfação. A lei colocada aqui não teve a intenção de enriquecer ninguém”, alegou. “As pessoas entenderam, mas ao veicular de uma forma diferente foram levadas ao erro. Como se todas as sacolas fossem vendidas a R$ 0,60, eu e a vereadora Glória fomos os culpados disso, de uma votação unânime. Aqui são várias fases para aprovar uma lei”, justificou.

A outra autora da lei, Glória Carratte (PL), optou por manter-se calada e não deu detalhes ou se pronunciou sobre a atual polemica das sacolas plásticas.

A íntegra está aqui.