Foto: Jimmy Christian /Seas

Palestras e rodas de conversas alertam a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce 

Intensa programação está sendo realizada nos Centros Estaduais de Convivência, em alusão a campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).  Palestras e rodas de conversas alertam a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer de próstata.

O Centro de Convivência Família Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, abriu a campanha Novembro Azul, na manhã desta quarta-feira (09/11), com um aulão de ritmos, com os integrantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Várias opções de serviços foram oferecidas pelas concessionárias Águas de Manaus e Manaus Energia, como corte de cabelo. A ação ocorreu na Praça Central do Centro, em meio a um bazar com a venda de roupas, bolsas, sapatos, bijuterias, flores, além de doces e salgados.

Frequentador do Centro há cinco anos, por conta das sessões de hidroterapia, José Luiz Benevides, morador da Vila da Prata, aproveitou a ação para cortar o cabelo. “Esse tipo de ação é importante porque nos ajuda a receber serviços gratuitos, além dos conhecimentos oferecidos por meio de palestras e roda de conversa, de temas variados”, frisou.

Prevenção

O público do Centro de Convivência Magdalena Daou participou ainda de uma palestra sobre “Educação em Saúde, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”, ministrada por estudantes do curso de Fisioterapia da Uninorte. Um dos participantes foi José Rocha, 57 anos, morador do Bairro São Jorge, que diariamente frequenta o centro, onde faz aulas de pilates e hidroginástica por recomendação médica.

“Sinto muitas dores nas articulações e vértebras decorrente da artrose e hérnia de disco e ainda sofro de insônia”, disse José Rocha, ressaltando que está desempregado e a ida ao Centro de Convivência se tornou uma terapia diária. “Aqui tem sido meu refúgio”, completou.

Por sua vez, o Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, situado no bairro da Raiz, também realizou na manhã desta quarta-feira um Aulão de Zumba em alusão à Campanha Novembro Azul.

Diagnóstico precoce

O Centro de Convivência 31 de Março, situado no bairro Japiim, abriu a campanha Novembro Azul na tarde de terça-feira (08/11) com o enfermeiro Paulo Cesar Ribeiro, do Instituto Kairos, que destacou a importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata. Ribeiro disse que o autocuidado se faz altamente necessário para ajudar a prevenir a doença.

Mantido pela Seas, os Centros Estaduais de Convivência, seis da Família (CECFs) (CECFs) e um do Idoso (CECI), são um espaço de acolhimento e atendimento da população de idosos da cidade.