Fotos – Divulgação / Implurb

O acesso aos dados do Censo 2022 será fundamental para atualizar a base de georreferenciamento da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é ter acesso às informações a partir do dia 28/6, quando os dados serão abertos ao público, segundo informações repassadas durante a terceira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs).

Equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) participaram, durante dois dias (13 e 14), de apresentações do IBGE Amazonas sobre o Censo nacional e atividades censitárias na região Norte, no Estado e em Manaus, com apresentações realizadas no auditório da superintendência estadual do IBGE, na rua Nova Palma, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

As Gerências de Mobilidade Urbana (GMU) e de Informação de Geoprocessamento (GIG) representaram o instituto, com sua estrutura de geo, base cartográfica e banco de dados colaborativo.

Para o gerente do GIG, Luiz Albuquerque, quando o Censo 2022 estiver aberto para consulta, será possível baixar camadas de informações e alimentar a base de dados da autarquia para o ArcGIS.

“A ferramenta permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população”, disse Albuquerque.


Nas reuniões do Censo foram abordados temas como os indicadores de coleta de informações; plataforma geográfica interativa; pesquisa no entorno de domicílios; cadastro nacional de endereços para fins estatísticos; população em aglomerados subnormais; povos e comunidades tradicionais; população em situação de rua; painel Pnad Contínua; avanço e inovação na operação censitária, entre outros.

“Da parte de planejamento, aproveitamos para tirar dúvida em relação aos aglomerados subnormais, que são ocupações não regulares, em áreas públicas ou privadas, para fins de habitação e com padrão urbanístico irregular”, comentou o gerente do GIG.

Autarquia

O Implurb faz levantamentos do sistema viário, topografia, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos, reunindo imagens, vetorização para mapas e fotogrametria, além de mosaicos de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.


“Ferramentas tecnológicas ajudam na evolução da gestão pública e na eficiência. É preciso ter conhecimento técnico, virtual e atualizado do nosso espaço geográfico, com mapas mais precisos, detalhados, temáticos e que permitem observar a cidade em várias camadas e escalas para intervenções”, acrescentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A apresentação no IBGE contou com a presença do chefe no Amazonas, Ilcleson Mendes, presidente substituto, diretores e coordenadores do órgão federal, além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

IBGE

No dia 28/6 serão divulgados os primeiros resultados de população e domicílios do Censo demográfico, com conjunto de informações básicas sobre totais populacionais e de domicílios no país em diferentes níveis geográficos e recortes. Os resultados vão permitir a exploração de informações de grandes regiões e municípios.

O Censo demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.
Os resultados do Censo 2022 vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb