Fotos - Henrique Silva / Semed

Com base nos três pilares de prevenção ao câncer com exames preventivos, alimentação saudável e atividade física, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta sexta-feira, 14/10, uma programação de palestras e depoimentos alusivos ao “Outubro Rosa”. O encontro, organizado pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor/Serviço Social (GDS) da secretaria, aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, reunindo servidoras da sede, das Divisões Distritais Zonais (DDZs), entre outros setores da Semed.

O objetivo da programação foi de buscar sensibilizar as servidoras da Semed sobre a importância na prevenção e tratamento precoce do câncer de mama, salientando os três pilares de prevenção à doença.

O subsecretário municipal de Administração e Finanças, Lourival Praia, destacou a importância da temática, que tem um cuidado muito especial pela secretaria, na qual é abordada com todos os servidores de forma bem preventiva e de orientação.

“A Semed, através do apoio do nosso prefeito David Almeida e da nossa secretária, professora Dulce Almeida, está realizando uma palestra de conscientização contra o câncer de mama. Lembro que 80% dos nossos servidores são mulheres, não é só o profissional da educação, mas também a mãe, esposa, irmã, filha, ou seja, nós precisamos conscientizar as nossas servidoras da importância dos exames de prevenção”, comentou.

Com seu depoimento de vida por ter passado por momentos difíceis com câncer de mama por duas vezes, a médica veterinária Hellen de Oliveira Benjamin, 44, foi a convidada para relatar sobre seu tratamento e a superação da doença como um todo.

“O meu principal objetivo é fortalecer a conscientização com relação à prevenção ao câncer, que é uma doença silenciosa, que muitas vezes quando a gente descobre, já está em estágio avançado. A alimentação e a atividade física são elementos fundamentais nesse controle, porque muitas vezes a gente deixa de lado, se alimenta mal, come qualquer coisa, diz que não tem tempo para fazer atividades físicas e lá na frente isso reflete negativamente na nossa vida”, salientou.

Com o tema “Alimentação saudável: um dos pilares da prevenção ao câncer”, Paula Mourão, do apoio técnico do Núcleo de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passou informações para as servidoras sobre a temática.

“De que forma nós podemos prevenir o câncer? São mais de 80% as causas preveníveis do câncer com a alimentação. Foi orientado sobre a alimentação saudável, mais exercício físico, que é uma forma de equilibrar o corpo e fazer com que esteja com nutrientes necessários para combater os radicais livres, onde a gente pode estar evitando e prevenindo também de prosseguir o tratamento e evitar algumas situações com alimentação”, citou.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed