Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Manaus lançou o programa “Ilumina Manaus”, que tem o objetivo de garantir 12 mil novos pontos de luz a LED, em 60 bairros da capital amazonense, o que vai gerar uma economia de R$ 500 mil. O programa foi lançado aproximadamente às 11h no Auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, bairro Compensa, zona Oeste. O acontecimento contou com a presença de vereadores.

Pronunciou-se primeiro, durante o lançamento, Carlos Alberto D’Avila da UGPM Energia da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Hoje essa agilidade ao quê? Se deve à fiscalização, que hoje existe, coisa que não existia na gestão passada, hoje a gente coloca quatro vezes mais LED do que a gestão passada também. Hoje nós fiscalizamos os nossos pontos e os contratos”. D’Avila também disse que, devido a isso, conseguiram economia de R$ 500 mil reais por mês e que irá ter uma economia maior. Ele também afirmou que irão fazer mais investimentos na área de iluminação pública, além da determinação do prefeito e vice-prefeito, que há o objetivo de oferecer iluminação de qualidade a todo campo de futebol ou quadra pertencente à Prefeitura de Manaus.

Em seguida, foi a vez do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura Marcos Rotta se pronunciar. Ele explicou que a Seminf tem duas unidades gestoras, uma de água e outra de energia. “Quando nós assumimos a secretaria, a UGPM Água não estava dentro da secretaria e sim dentro da concessionária de água. A primeira ação que fizemos foi tirar esta relação fraternal entre uma unidade gestora que tem a missão de fiscalizar e a empresa fiscalizada e adotamos uma infraestrutura pequena, modesta, mas dentro da Secretaria Municipal de Infraestrutura”, disse Rotta. Marcos Rotta afirmou que a concessionária Manaus Luz nunca teve nenhum tipo de acompanhamento ou fiscalização de suas ações. O reflexo, continuou ele, é sentido “nesse momento”, com 40 dias de administração do prefeito David Almeida.

Marcos Rotta disse sobre outro desafio dado pelo prefeito David, “de em 100 dias lotarmos a cidade de Manaus com 100% de cobertura a LED”. O vice-prefeito, presente em acompanhar as ações da UGPM Energia, não apenas aceitou, como diz que a Seminf já está trabalhando em quatro turnos. Rotta também compartilhou um relato de um comerciante, quem passou a funcionar até as 20h30 para as 21h após a chegada da LED. O vice-prefeito falou que não é possível dissociar a iluminação pública da segurança pública.

Fonte: Prefeitura de Manaus.