Foto: Romário Vieira/Divulgação

Ministério Público do Amazonas investiga possível prática de nepotismo na Prefeitura de Pauini

PAUINI, AM – Renato Afonso (PSD), prefeito do município de Pauini – a 1.054 quilômetros de Manaus – e o vice-prefeito Paulo Souza dos Santos estão na mira do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por possíveis práticas de nepotismo.

O órgão apura as nomeações de Maria Augusta Nobre Afonso e Naziana Souza dos Santos, apontadas como sobrinhas dos políticos. Conforme apuração da reportagem do Portal AM1, os nomes constam em folhas de pagamento da Prefeitura de Pauini.

De acordo com o Diário Oficial do MP-AM, dessa quinta-feira (22), um inquérito civil foi instaurado para apurar a denúncia encaminhada ao órgão. O MP solicita informações quanto aos cargos ocupados por Maria e Naziana e seus graus de parentesco com os chefes do Executivo.

Foto: Reprodução/Facebook

A portaria de instauração do inquérito considera que “a nomeação de parentes para o exercício de cargos públicos em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada, constitui prática nociva Administração Pública”.

Diário do MP-AM

O órgão ainda solicita da prefeitura uma lista atualizada das pessoas ocupantes de cargo de comissão, função de confiança e função gratificada, no âmbito da Prefeitura de Pauini, indicando o nome, cargo e grau de parentesco com os ocupantes dos cargos do Legislativo, Executivo ou Judiciário.

A reportagem solicitou esclarecimentos dos gestores, por meio da assessoria, e aguarda resposta.

Folhas de pagamento

A reportagem constatou que Maria Augusto Afonso aparece na folha de pagamento de março de 2021, em cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Naziana, por sua vez, aparece na folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de maio deste ano.

Em família

A família do prefeito de Pauini tem forte envolvimento na política: Renato Afonso é irmão do deputado estadual Adjuto Afonso (UB) e tio do vereador de Manaus, Diego Afonso (UB).

Mas não para por aí, essa não seria a primeira vez que o prefeito tenta beneficiar a família. Em março de 2021, Renato Afonso foi acusado de dispensar licitação e contratar empresas que possuem como donos seus parentes.

Em uma dessas contratações, o prefeito beneficiou o irmão, Antônio Rodrigues Afonso, que é dono da Distribuidora Rio Purus Ltda. A empresa teria faturado R$ 1,2 milhão dos cofres públicos de Pauini pelo fornecimento de combustíveis.

Com informações do Amazonas1*