A motivação e inspiração são alguns dos combustíveis fundamentais mesmo diante dos desafios e adversidades que a vida reserva. Diariamente nos deparamos com histórias de vida que nos fazem sentir dessa forma e nada melhor do que conhecermos mais uma história de persistência e humildade. Vamos conhecer a vivência da empresária Rodione das Graças Pavon Silva, que é um exemplo de vida.

Há 23 anos em Manaus, Rodione das Graças Pavon Silva veio de Cáceres, no Mato Grosso para a capital amazonense em busca de trabalho e melhores condições de vida. Com muita garra, lutas e desafios, ao lado de seu marido Juarez Rezende da Silva iniciou um empreendimento ao abrir a Distribuidora Rio Negro e os Supermercados Rio Negro, respectivamente, no qual foram crescendo e logo se espalharam por grande parte de Manaus. Sem nada, quando vieram para Manaus vendiam na rua indo de loja em loja em uma kombi emprestada e ao longo dos anos resolveram montar um pequeno atacado até abrirem o primeiro mercado.

No início, seu marido Juarez e seu filho Juarez Rezende da Silva Junior, na época com 11 anos, vendiam biscoitos e Rodione trabalhava com a parte financeira até que conseguiram juntar um pouco de mercadoria para começar o empreendimento com a Distribuidora Rio Negro.

Mesmo com tantas conquistas, a solidariedade e humildade permaneceram. Em Mato Grosso, ambos ajudavam um Centro Espírita na distribuição de sopa nas ruas e quando chegaram em Manaus continuaram com a mesma missão e logo criaram o grupo ‘A Serviço do Amor’, que hoje está com 16 anos.

Foto: acervo pessoal

“Ainda totalmente financiada por nós entregamos a sopa e o pão nas quartas em uma favela. No dia das crianças atendemos mais de 2.500 crianças com brinquedos e doces. Ajudamos as famílias carentes como podemos. Antes contávamos com amigos que ajudavam nas distribuições mas com a pandemia ficamos sozinhos. Mas missão é missão. E essa é a nossa. Se for da vontade de Deus e do nosso merecimento ainda criaremos a fundação A Serviço do Amor para podermos dar mais ajuda aos nossos pequenos”.

Diante os inúmeros desafios enfrentados com a sua vinda para Manaus, Rodione destaca que o maior foi quase ter perdido a vida para a Covid-19. Rodione, seu marido sua filha Kelly das Graças Silva e sua neta Giselly pegaram Covid no dia 26/12/2020. Emocionada, descreveu como foi viver esse cenário de incertezas e perdas, em meio a hemodiálises, traqueostomia e fisioterapia.

“Meu marido e minha neta se recuperaram rápido. Eu fui entubada dia 03 de janeiro e minha filha dia 12. Ficamos muito graves. Adquirimos diabetes, trombose, fiz hemodiálises. Quando retornamos 16 dias depois, fizemos traqueostomia, tivemos muitas escaras (feridas). Nós não andávamos, não falávamos. Depois de meses de fisioterapia voltamos a andar, falar. Ficamos carecas. Mas as sequelas ainda persistem. Não movimento o braço e a mão direita e minha filha não movimenta a perna esquerda. Cada pequeno movimento é uma vitória. A vida Deus nos devolveu, temos que lutar por ela!”.

Mãe de dois filhos e avó de três netos, Rodione Silva é exemplo de persistência e resistência. Sem nunca deixar a fé de lado declara que, apesar de toda a dificuldade encontrada, cresceram como pessoas e como empresários adquirindo força, foco e principalmente fé.

Foto: acervo pessoal

“Somos filhos de Deus, irmãos. Hoje você ajuda, amanhã talvez somos nós que precisamos. Afinal estamos aqui para nossa evolução. Deus na sua infinita sabedoria e bondade aqui nos coloca para isso. A minha vida toda é esse aprendizado. Somos seres celestiais, aqui de passagem, para evoluirmos e retornarmos ao Pai. Tudo que somos, Deus está conosco. A luta é árdua até hoje, mas a vitória é sempre certa!”

Para quem pensa ou já pensou em desistir de seus sonhos, a empresária Rodione Silva deixa aqui uma mensagem:

“Nunca desista. Nada acontece por acaso em nossa vida. Se for bom foi nos dado pelo nosso merecimento por Deus. Se não for, com certeza será para nossa evolução. Viva sempre: O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.“