Nazaré Mussa é psicóloga, formada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Terapia e Clínica Psicanalítica, pelo Campus Gonzaga Filho em Convênio com Literatus. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Martha Falcão. Especialista em Psicologia do Trânsito. Pela Escola Superior Batista do Amazonas. Especialista em Neuropsicologia pela ESP/AM. Doutoranda em Psicologia. Pela Universidade de Ciências Empresariales e Sociales. Buenos Aires. Doutora em Ciências da Educação. Local: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. Universidad Evangélica del Paraguay. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Psicóloga, Escritora e Produtora de Conteúdos. Escritora: 1- Livro: Fragmentos de um Sonho. Tematica: Romance. Editora Valer 2021. 2- Livro Lembranças Especiais do Roby. Temática: Infantil.Editora: All Print. 2015. Produtora de Conteúdo: Instagram @nazaremussa e Youtube. Lives sobre autoconhecimentos. Temas para reflexão.

Como você está psiquicamente?

Onde você se encontra?

Você sabe me dizer?

Por isso é importante o AUTOCONHECIMENTO, se conhecer, saber das suas LIMITAÇÕES, dos seus desejos, traçar metas para atingir objetivos, atitudes fundamentais para sua qualidade de vida.

 Nem todos os dias são coloridos, alguns dias são mais cinzentos e o que você faz nesses dias? Saber identificar onde você está psiquicamente falando. É importante para trabalhar os equívocos criados por suas crenças. Você pode estar no passado e não se aperceber disso, vivendo dias frustrados do passado que, em algum momento, traumatizaram você, talvez, você ainda esteja fixado, lá no passado de dor e de frustração.

Você pode também estar fixado num acontecimento muito bom, que fez uma mudança de vida muito legal, mas está lá no pretérito, isso aconteceu há 10 anos, 20 anos, e você fixou o pensamento nesse episódio e hoje você ainda vive o evento daquela época.

Eu não estou falando de lembranças, pois as lembranças, são super importantes, fazem parte da construção de nossas histórias, as lembranças do nosso passado que foram significativos para nós, que nos trouxeram aprendizado, felicidade e crescimento espiritual, momentos marcantes que fazem parte do nosso comportamento de humanos que somos e são fundamentais.

Eu estou falando daquele comportamento que fixa você, que prende você na situação do passado e você não consegue, por alguma razão, sair dela. Está vivendo hoje fisicamente, mas o seu pensamento não consegue se desligar dos eventos do passado.

 Sabe aquele trauma que aconteceu quando você era adolescente, quando você ainda era criança ou até mesmo na vida adulta, por exemplo, alguém frustrou você profundamente e você não consegue hoje viver a vida porque fica repetindo: “não, eu não posso me relacionar com outra pessoa porque aconteceu isso ou aquilo no meu passado e todas as pessoas são iguais”, “eu não posso confiar no chefe ou colega de trabalho porque alguém no passado me traiu dentro do trabalho, puxou meu tapete e eu só lembro disso!” É isso que está acontecendo com você?

Não adianta eu falar que as pessoas são diferentes e que o que aconteceu no passado não voltará a acontecer…você sabe de toda a lógica, entretanto, você não consegue se desvencilhar dos pensamentos que fazem você voltar a mesma cena do pretérito.

Nesse processo evolutivo e quando se fala de processo, claro, obviamente, se entende que o processo é algo que ainda está em construção. Então, você precisa entender que possui suas dificuldades, mas temos também qualidades como qualquer um de nós. Entenda que a vida é dual. Simples assim.

 É preciso você compreender em que momento você está psiquicamente falando. Você está no passado? O que marcou tanto sua vida que você ainda não conseguiu trabalhar para dar um novo significado. Preste atenção! Venha para o presente.

No presente, hoje, aqui e agora! você precisa saber onde quer chegar, como quer fazer, quais são as vantagens que a vida está trazendo, as ferramentas que a vida está oferecendo? De forma que você consiga moldar o que a vida traz para que possa atingir os seus objetivos.

Em algum momento, em alguma época do passado eu li uma frase que eu achei bem interessante e vou trazê-la agora: “Na vida 10% é o que a vida traz para você e 90% é o que você faz com o que a vida traz!” Achei fantástica essa frase! E essa frase diz mais ou menos assim: está bom, tudo bem, você foi frustrado! Aconteceram coisas negativas na sua vida, uma grande tristeza, uma grande decepção, ok, mas, o que você está fazendo disso tudo, será que os acontecimento estão moldando você ou é você que está moldando os acontecimentos de acordo com sua determinação interior?

Ainda não fez os ENFRENTAMENTOS NECESSÁRIOS?

 Como você vai fazer para sair disso?

 O que você está fazendo da sua vida?

Então, é importante prestar atenção nisso.

Existem algumas pessoas que estão hoje aqui, mas seu pensamento, sua vida psíquica está lá no futuro, na vida que ainda não chegou.

O futuro, você precisa projetar, planejar, traçar metas para atingir objetivos. Isso é legal, traz esperança, motiva a sua vida né? para construir o futuro. Mas, o futuro ainda não chegou. Está no mundo das ideias de acordo com Platão. Nós estamos AQUI e AGORA e TEMOS QUE LIDAR COM TUDO QUE A VIDA NOS OFERECE: dias cinzentos e dias coloridos.

Sabe o que você precisa ter? Equilíbrio, equilíbrio nos comportamentos que são gerados pelas emoções, nas ações, na fala. Sabe por quê? Porque, muitas vezes, no momento que você está tomado pelas emoções tumultuadas chamadas de “raiva”, poderá falar o que não deve e o que vai acontecer? É muito provável que ofenderá o outro, pessoas queridas como por exemplo, marido, mulher,  filhos,  pais, irmãos, amigos, não importa quem seja o outro, o fato é que ofenderá! Passou esse sentimento, passou esse tumulto das emoções desequilibradas ou equivocadas, aí, você faz o que? “Caramba, pisei na bola. Vou precisar pedir desculpa”. E, esse reconhecimento de que você passou dos limites, é muito bom, quando a gente reconhece que errou e que precisa pedir desculpa, é fantástico. Então, entenda que o equilíbrio é fundamental nessa vida psíquica que todos nós carregamos, para um dia termos o autocontrole de nosso comportamento e não precisarmos mais pedir desculpas porque não ofenderemos ninguém. Ainda uma utopia.

Aqui fora cada um de nós demonstra ser o ideal no mundo social, mas, aqui dentro, temos um turbilhão de emoções acontecendo e nós temos que pontuar onde nós estamos: no passado, no presente ou no futuro? Será que você circula muito bem entre eles?  Digamos que você está no presente, você pode, e precisa das lembranças do seu passado, tanto positivas para trazer alegria e lembrar de fatos interessantes, como dos “dias cinzentos”, que pela dor se aprende e constrói a história de cada ser humano.

É preciso aprender, aprender é fundamental! Aprender sempre! Se hoje eu for procurada por uma criança e ela me perguntar o que precisa fazer para viver bem. Eu vou responder: Aprender, aprender com o coleguinha, aprender com o professor, aprender nos dias cinzentos, aprender nos dias coloridos. Se um adulto me procurar, eu vou dizer a mesma coisa: “Aprender, aprendemos todos os dias!” Quando nós fechamos a nossa vida psíquica para o aprendizado da vida que é dinâmico e é belo. Nós estacionamos e estacionamos onde? No passado, porque se você estacionar hoje, aqui e agora, um minuto depois, já terá virado passado.

Perceba a importância de você entender onde você está fixado em seu mundo psíquico.

É por isso que eu falo tanto disso, é preciso essa dinâmica. Saber que na vida tudo passa! Você está passando por uma dor, calma, sereniza seus pensamentos, acalma teu coração, vai passar! Está passando por uma grande alegria, uma grande realização, também acalma seu coração, sereniza, vai passar. Não esqueça nunca que a vida é dual e que ação e reação é uma lei universal.

Obrigada por ter ficado comigo até o momento.

Convido você para conhecer meu trabalho no @nazaremussa Instagram, youtube.

Um forte abraço e fica com Deus.