Foto: Divulgação

No contexto de medicina e saúde a palavra tumor é um substantivo masculino, caracterizado como um inchaço ou aumento anormal de tecidos no corpo, também conhecido como neoplasma ou neoplasia. No organismo humano as células nascem, crescem e morrem, sendo substituídas por novas células. Caso haja algum imprevisto e uma célula nasça antes da célula antiga morrer, novas células proliferam sobre as antigas e com isso, surge uma massa de tecido chamada Tumor.

As neoplasias podem ser divididas em: maligno (canceroso) ou benigno (não canceroso). A diferença entre eles é definida pela estrutura das células atacadas, bem como sua aparência ou comportamento. As células do tumor maligno se dividem descontroladamente e são anormais, por isso podem se espalhar, invadir e danificar tecidos e órgãos. Além disso, essas células malignas podem se espalhar e formar  metástases em outras partes do corpo. 

Já as células do tumor benigno também são anormais, mas não possuem a capacidade de se espalhar pelo resto do organismo. Existem também tumores benignos que dependendo do tamanho podem comprimir os órgãos, nervos ou vasos sanguíneos, esses tumores dependendo do local onde se encontra pode causar deformidade, ser doloroso ou gerar problemas sérios principalmente se ocorrer na região cerebral, podem trazer risco de morte ao paciente e na maioria das vezes as neoplasias benignas não oferecerem riscos ou gravidade, mas mesmo assim podem se tornar cancerígenos.

Os sintomas variam de acordo com a região em que se localiza o tumor, porém, a grande maioria dos tumores não apresenta sintomas em sua fase inicial. Mesmo assim, existem alguns sinais que podem indicar a presença de um tumor, como lesões na pele, nódulos na mama e na próstata, sangue nas fezes, tosse com sangue, perda de peso, sangue na urina, rouquidão sem motivo claro e anemia. 

No geral os tumores benignos podem provocar dor ou desconforto em qualquer parte que ele esteja localizado no corpo. se ocorrer no cérebro, mesmo sendo benigno ele pode se manifestar por convulsões a depender de sua localização, o tumor benigno pode causar risco de morte, como é o caso de algumas regiões como do cérebro ou do coração. já o tumor maligno pode se espalhar para outras partes do corpo, enquanto o benigno não consegue invadir tecidos próximos nem se espalhará para outras partes do corpo.