Foto: Divulgação

A comitiva do Governo de São Paulo em Portugal teve como primeiro compromisso a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável como destaques nesta segunda-feira (26).

No 11º Fórum Jurídico de Lisboa, o governador Tarcísio de Freitas (Rep) apontou ações prioritárias de sustentabilidade da gestão paulista, como o Plano Estadual de Meio Ambiente e o projeto para despoluição do rio Tietê.

“A sustentabilidade está no topo das prioridades do nosso governo para que São Paulo avance para o futuro. Nossa missão é trabalhar por um estado cada vez mais verde nas regiões metropolitanas, no interior e no litoral. Estamos fazendo um plano de adaptação climática, apoiando os municípios e trabalhando junto com as prefeituras para que nossas cidades sejam mais resistentes e resilientes a mudanças climáticas e ambientais”, declarou Tarcísio.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5, a gestão paulista apresentou o novo Plano Estadual de Meio Ambiente, que prevê 21 ações com investimentos de R$ 2,13 bilhões até 2026, além de outros R$ 5,6 bilhões previstos para o programa IntegraTietê. O acesso pleno da população paulista a água tratada e saneamento de esgotos também foi apontada como prioridade pelo governador.

Outra prioridade apontada por Tarcísio é o conjunto de iniciativas da administração estadual para fortalecer medidas de resiliência ambiental nos municípios. O Governo de São Paulo está construindo moradias para retirar famílias em situação de vulnerabilidade social e ambiental das áreas de risco.

Tarcísio foi também um dos palestrantes do painel ‘Riscos para o Estado de Direito e Defesa da Democracia’, ao lado de outras autoridades e especialistas entre eles, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da comissão constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Lúcia Amaral, provedora de Justiça de Portugal, Estefânia Maria de Queiroz Barboza, co-presidente da International Society of Public Law e da Associação Ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e de Direito Constitucional, e o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino.

Essa é a quarta missão internacional de Tarcísio de Freitas à frente do Governo de São Paulo, a primeira foi a Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, em janeiro. A segunda foi um tour por Inglaterra, Espanha e França realizado em março. E como terceira missão Tarcísio fez uma série de encontros e reuniões com investidores e grupos financeiros em Nova York, nos Estados Unidos.

A comitiva paulista liderada pelo governador Tarcísio conta ainda com o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, a secretária estadual de Comunicação, Lais Vita, e a procuradora-geral do Estado, Inês dos Santos Coimbra.

Fonte: Diário do Poder