O remédio para cólica costuma ser um grande aliado para mulheres no período menstrual. A duração e a intensidade das dores podem variar entre as mulheres, que costumam sentir a chegada da cólica um ou dois dias antes da menstruação.
O que tomar de medicamento durante o período menstrual?
Beba mais suco de beterraba e ganhe maior força muscular
Neste momento, muitas delas buscam remédio para cólica, para evitar que as dores atrapalhem sua rotina e execução das atividades diárias.
Porém, como há mais de 2 classes de remédios que servem para cólica, conhecer quais são eles ajuda na hora da escolha do mais indicado para você.
Analgésicos
Conhecidos como medicamentos que auxiliam a reduzir as dores, podem usar usados para as dores de cólicas menstruais.
Indicados para intensidade moderada a leve, a dipirona e o paracetamol podem ser administrados conforme indicação da bula.
Antiespasmódicos
Indicados para os primeiros indícios de dores por cólicas menstruais, essa classe de medicamentos diminui as movimentações da musculatura do útero, o que contribui para aliviar as dores. O mais indicado é o Buscopan.
Anti-inflamatórios não esteroides
Possuem atuação voltada a bloquear a liberação das prostaglandinas, substância que provoca as contrações uterinas responsáveis pela cólica.
Indicados para intensidade moderada a alta, remédios como ibuprofeno, naproxeno sódico, ácido mefenâmico (Ponstan) e a famosa aspirina.
Anticoncepcionais
Algumas mulheres fazem o uso de anticoncepcionais com hormônios para reduzir as dores das cólicas menstruais. É o caso da pílula ou do DIU Mirena.
Além de contribuirem para regulação do ciclo, os métodos anticoncepcionais também reduzem as contrações uterinas. Porém, devem ser indicados por um ginecologista.
Hábitos que contribuem para redução da cólica menstrual
Os remédios podem ser ótimos aliados quando as dores das cólicas menstruais estão fortes.
Contudo, é possível adotar hábitos que também contribuem para reduzir os sintomas provocados pelo período menstrual.
O primeiro deles é a dieta balanceada, com ingestão de frutas, verduras, grãos e quantidades adequadas de proteína.
A prática de atividades físicas com intensidade leve a moderada também auxilia na liberação de hormônios que contribuem para amenizar as dores provenientes da cólica.
Durante o período, a mulher também pode fazer o uso de bolsas de água quente na altura do baixo ventre e consumir chás com ação analgésica, como camomila e erva-doce.
Lembrando-se que, caso as cólicas sejam muito intensas e não diminuam com a ação de remédios, é importante buscar médicos ginecologistas para avaliar o seu caso.