Foto: Divulgação

Cada pessoa que chega no consultório traz consigo uma história única, que mantém o trabalho dinâmico e desafiador, afirma o psicólogo Wilton Cabral, da Hapvida NotreDame IntermédicaO psicólogo desempenha um papel vital na promoção da saúde mental e bem-estar da sociedade. Ele é o responsável por ajudar as pessoas a lidarem com uma ampla variedade de questões psicológicas, emocionais e comportamentais. Por isso, o Mês do Psicólogo visa destacar a importância desse profissional para o tratamento de doenças mentais como ansiedade e depressão.

Em Manaus, o psicólogo Wilton Cabral, da Hapvida NotreDame Intermédica, relata que se sente feliz e realizado profissionalmente. Atuando há mais de 5 anos na empresa de saúde, ele considera que a diversidade de casos tratados diariamente e a oportunidade de trabalhar com pessoas de diferentes origens e idades tornam a profissão interessante e enriquecedora.

“O psicólogo tem uma importância crucial na sociedade, pois tratar as questões mentais é urgente. Mente e corpo estão unidos, não há uma dicotomização disso, então é importantíssimo estar procurando um psicólogo para entender o que se sente e tratar o quanto antes. Há coisas que, muitas das vezes, não se compreende e que fazem muito mal para a pessoa”, disse Wilton.

Preconceito
O psicólogo da Hapvida NDI destacou que, embora recompensadora, a profissão também traz consigo desafios únicos. Entre eles, alguns preconceitos por parte da sociedade que impedem muitas pessoas de procurarem ajuda profissional para seus problemas emocionais.

“Preconceito de que psicólogo é coisa para doido ainda existe, mas tem diminuído muito. Isso se deve aos benefícios que muitas pessoas recebem, por meio das estratégias e das intervenções terapêuticas realizadas pelos profissionais da área, resultando numa melhor qualidade de vida e proporcionando felicidade”, pontuou Cabral.

A abordagem desse estigma relacionado à saúde mental ainda é um desafio a ser superado. Muitas vezes, as pessoas relutam em buscar ajuda de um psicólogo devido a preocupações sociais e falta de compreensão sobre os benefícios do cuidado psicológico.

Momentos gratificantes
Apesar dos desafios, o psicólogo compartilhou que a profissão é repleta de momentos gratificantes. A capacidade de ajudar os indivíduos a enfrentar desafios emocionais, superar traumas e desenvolver estratégias para uma vida mais saudável é profundamente satisfatória. Acompanhar o progresso e a transformação dos pacientes ao longo do tempo é uma das partes mais emocionantes da jornada do profissional.

“É um imenso prazer poder trabalhar ajudando as pessoas a ressignificar seus traumas e problemas que surgem no decorrer da vida, momentos marcantes são diversos, quando o indivíduo vem agradecer por tudo, pelo trabalho feito pelo psicólogo”, disse Wilton.

Caso
Durante os anos de atuação o psicólogo conta que há diversos casos concretos de pessoas que, após o tratamento psicológico, conseguiram superar seus traumas e puderam ter uma nova vida.

“Entre os diversos casos que já tratei, destaco a de uma pessoa que tinha sofrido um acidente de carro no qual houve um capotamento e, por isso, ficou dois anos sem dirigir devido ao trauma mental instalado. Com isso, ressignificados as informações durante o processo terapêutico e, depois de mais ou menos umas quatro ou cinco sessões, ela retornou a dirigir, superando os medos, e voltou ao meu consultório para agradecer”, lembra Wilton.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 77 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa
F5 Comunicação e Eventos Corporativos