Fotos - Divulgação/Semsa

Representantes da Associação dos Moradores do Puraquequara, bairro localizado na zona Leste de Manaus, foram recebidos, na manhã desta quinta-feira, 27/7, pela titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, e equipe técnica da subsecretaria de Gestão da Saúde, para discutir demandas relacionadas às ações de saúde oferecidas à população do local, estimada em aproximadamente 7,5 mil pessoas.

Durante a reunião, realizada na sede da secretaria, com a presença do presidente da associação, Elton Corrêa, e do assessor Walmir Duarte, foram apresentados os serviços já existentes no bairro e as ações programadas pela Prefeitura de Manaus para ampliar as ações de atenção básica destinadas à comunidade local.

Shádia Fraxe explicou que a secretaria recebeu, recentemente, de representantes dos moradores do bairro a solicitação de incremento da assistência em saúde no local. “Por isso, agendamos o encontro para apresentar a configuração da saúde naquela região, dar retorno sobre as demandas recebidas e discutir os encaminhamentos”.

A secretária informou que a Semsa considerou as demandas e que, entre os principais pontos a serem trabalhados, estão a qualificação do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e sua ampliação para ramais da região, o fortalecimento da assistência odontológica e das ações de prevenção da malária, e a implantação do sistema e-SUS naquele território, para melhorar os processos de trabalho. “Além disso, já atendemos a primeira solicitação, que era referente à assistência à saúde feminina. O Puraquequara é um dos três primeiros bairros a receber a unidade móvel de Saúde da Mulher, serviço que o prefeito David Almeida acaba de inaugurar”.

Shádia Fraxe disse que as reivindicações são justas e que a participação da comunidade ajuda o poder público a ter uma gestão mais eficiente e que atenda também às necessidades específicas de cada região. “Ficamos gratos pelo interesse dos moradores em apontar o que deve ser melhorado, considerando as especificidades do local. O Puraquequara é um bairro com características rurais, com diversos ramais e com uma dinâmica própria, que estamos levando em consideração”.

Além dos pontos específicos para o incremento da saúde no Puraquequara, a secretária adiantou que a Semsa está estudando melhorias para a saúde básica do município, que também irão alcançar o bairro, sendo uma delas a incorporação de novos profissionais para compor as equipes de Estratégia da Família e a teleinterconsulta, que vai permitir o atendimento simultâneo com profissionais de diferentes especialidades, como o clínico geral e o médico especialista. “Já estamos em tratativas com o Ministério da Saúde para, em um futuro breve, viabilizar essas estratégias, que vão ampliar e trazer mais resolutividade para a saúde da população”, disse.

Elton Corrêa disse que no encontro com a equipe da Semsa observou o compromisso da secretária Shádia Fraxe com as políticas públicas de saúde e destacou que o Puraquequara é uma área diferente e por esse motivo foram feitas algumas demandas. “A primeira já foi atendida, que era levar para o local a carreta da Mulher e ela já está lá. Esperamos o que mais foi acordado na reunião e estamos esperançosos em ter mais qualidade para a saúde do nosso bairro”, disse.

Para Walmir Duarte, a reunião também foi satisfatória. Ele ressaltou que a associação sai esperançosa com a definição das melhorias a serem implementadas no bairro. “A reunião foi excelente, fomos muito bem recebidos por todos da equipe, estamos muito satisfeitos, levando promessas e, daqui para frente, vamos verificar o que foi conversado”.

A secretária Shádia Fraxe disse que, além da Associação dos Moradores do Puraquequara, outras lideranças não oficiais que já haviam se pronunciado antes, foram chamadas para a reunião, mas não compareceram.

— — —

Texto – Andréa Arruda/Semsa