Fotos - Márcio Melo / Seminf

Sem infraestrutura básica há mais de 30 anos, a rua Geórgia, localizada na comunidade Novo Reino, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, está recebendo as equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que trabalham na implantação da infraestrutura total da via com os serviços de drenagem profunda. Além da pavimentação asfáltica em toda a extensão da via, a ação visa levar qualidade de vida as famílias que moram na área.

Os serviços foram iniciados nesta segunda-feira, 29/8, com a implantação da nova linha de drenagem profunda, com 160 metros de extensão, uma drenagem de grande porte que solucionará os problemas enfrentados nos dias de chuvas, além da construção de oito caixas coletoras, que irão proporcionar o fluxo correto das águas pluviais, evitando os constantes alagamentos, erosões e afundamento da via.

De acordo com o fiscal da Seminf, Pio Silva, a obra contemplará a comunidade com 100% de rede de captação de águas fluviais. “Essas obras iniciadas com a implantação da rede de drenagem profunda vai dar solução aos problemas de inundações e alagamentos vivenciados há décadas por moradores desta área, além de garantir melhoria na mobilidade urbana, conservação do pavimento e proporcionar mais qualidade de vida às comunidades, como determina o prefeito David Almeida e o secretário de infraestrutura Renato Júnior”, explicou.

Para a dona de casa, Antônia de Souza, 69, a ação da Prefeitura de Manaus vai mudar a vida dos moradores totalmente. “Sou uma das primeiras moradoras da comunidade e afirmo que são anos de esquecimento. Vivemos na lama nos dias de chuvas e na poeira dos dias de verão, sem coleta de lixo e qualquer outro tipo de serviço, porque os carros não podiam acessar a nossa rua. Hoje estamos sendo vistos pela prefeitura, depois de 30 anos, é como se começássemos a existir agora”, disse.

Cerca de 20 servidores da Seminf trabalham na área, na etapa de colocação de tubos de concreto, em vários diâmetros para atender a todas as ramificações necessárias. Finalizado o serviço de implantação dos tubos, a rua Geórgia, que está em solo natural, receberá os serviços de compactação do solo com a terraplanagem e será concluída com a pavimentação asfáltica e a instalação de meio-fio e sarjeta em toda a sua extensão.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf