Da esquerda para a direita: jornalistas Cleomir Santos, Francisco Araújo e Rômulo Sena

Com o intuito de agradecer e reconhecer o trabalho das mais diveras personalidades em prol da cultura e da comunicação do Amazonas, a Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca) e A Casa do Escritor homenagearam o publisher do grupo FA de Comunicação, que reúne empresas como o portal Amazônia Press, FA Agência de Comunicação, Instituto de Artes e Cinema Araújo, Estúdio Francisco Araújo, Portal Giro 24H e estúdio Quarto Poder PodCast, Francisco Araújo, por meio da premiação “Tributo Alaca, Gratidão & Reconhecimento”. A academia vem se tornando uma instituição cultural que reafirma a posição da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira.

Planejado e idealizado pelos jornalistas Francisco Araújo e Antônio Ximenes em 2018, o portal Amazônia Press é fruto de um sonho e de muito esforço. Para Francisco Araújo, as homenagens que o portal Amazônia Press e o Quarto Poder Podcast vem recebendo são resultado do árduo trabalho prestado por cada um dos profissionais que integram as respectivas equipes.

“Receber uma homenagem de qualquer natureza é um reconhecimento do mérito de toda uma equipe que trabalha com responsabilidade e profissionalismo. Ao longo desses quase 5 anos de Amazônia Press e 3 anos de Quarto Poder Podcast, formamos diversos estudantes de jornalismo, alguns dos quais já passamos pela redação, enquanto outros continuam a contribuir. Expressamos em sua abordagem os princípios do jornalismo responsável, transmitindo informações com análise e ética. É por isso que acredito que estamos recebendo tantos prêmios de diferentes conselhos sociais, grupos culturais e setores artísticos”, declarou.

O jornalista também aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar os colaboradores que também integram a grade de programação do estúdio do Quarto Poder Podcast e que também foram homenageados com prêmios.

“Dentre os parceiros que utilizam o estúdio do Quarto Poder PodCast, há vários apresentadores que também foram agraciados com prêmios por seus relevantes serviços e por produzirem conteúdo de alta qualidade. Programas como ‘Sei Fashion’, ‘Do Outro Lado da Tela’, ‘Programa do Chef Leão’, ‘PodChristian’, ‘Banzeiro das Artes’, ‘Programa Click Cidade’, ‘Programa Gastronomia e Você’ e ‘Programa Sirley Marques’ fortalecem ainda mais a marca do grupo de comunicação”, pontuou.

Complementou ainda: “Receber o troféu Alaca Literatura das mãos de dois jornalistas como Cleomir Santos e Romulo Sena, que prestam relevantes serviços à sociedade e possuem vasta experiência em comunicação, é motivo de profunda gratidão. Em primeiro lugar, agradeço a Deus, e, em segundo lugar, agradeço a todos que colaboram comigo no grupo FA Comunicação. Além disso, na associação ALACA LITERATURA, há associados que me inspiram muito, como o Dr. Júlio Antônio, uma referência na literatura e, especialmente, no campo jurídico. Tive a oportunidade de conhecê-lo e trabalhar com ele durante minha passagem pela redação do jornal A Crítica”.

A Academia foi idealizada e é presidida pelo jornalista e escritor Rômulo Sena com a finalidade de fortalecer o cultivo da língua, da literatura nacional, da arte e da cultura do Brasil e da região amazônica. Com o papel de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira, a Academia vem se tornando uma instituição cultural de destaque.

“O prêmio foi dado para o nosso nobre amigo Francisco Araújo pelo trabalho que ele tem desenvolvido eh na nossa região eh levando as levando as reportagem, colocando na mídia tudo aquilo que a literatura arte e a cultura tem feito

O professor, jornalista, radialista e apresentador do programa Click Cidade, Cleomir Santos é um dos 115 patronos imortais da Alaca. Com um grande legado em prol da cultura e do folclore amazonense, ele ocupa a 43ª cadeira da Academia. Em entrevista ao Amazônia Press, Cleomir disse que as personalidades que foram agraciadas com o prêmio fazem um trabalho grandioso dentro do meio empresarial em todas as áreas que demonstram a gratidão da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia e A Casa do Escritor. De acordo com Cleomir, o empresário Francisco Araújo é merecedor da honraria por toda a atuação no mercado fotográfico e das mídias digitais no Amazonas.

“O Francisco Araújo é um deles e a gente está muito feliz disso. É pela entrega de uma pessoa que faz, que é um empreendedor, é um cara que tem um trabalho grandioso e a gente o parabeniza pelo trabalho, pelo trabalho do Portal Amazônia Press e pelo estúdio Quarto Poder Podcast, que são fundamentais na divulgação da cultura, da comunicação, da arte do Amazonas, divulgando sempre através de notícias, de entrevistas, de personalidades, além de dar oportunidade aos programas que fazem acontecer realmente em Manaus. Parabéns ao Francisco Araújo e para todas as pessoas que fazem parte desse complexo de comunicação”, disse Cleomir.