O portal de notícias Amazônia Press e o estúdio de podcast Quarto Poder foram homenageados no 22º Prêmio Cidade de Manaus, que aconteceu na noite desta quinta-feira (20), no Centro Cultural Palácio Rio Negro. A solenidade foi realizada com o intuito de homenagear empresários, magistrados, jornalistas, comunicadores, empresários, instituições, servidores públicos e outras personalidades por seus serviços prestados em prol da melhoria e da valorização da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas. O evento também homenageou o 353º aniversário da capital amazonense, comemorado na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro.
Planejado e idealizado pelos jornalistas Francisco Araújo e Antônio Ximenes em 2018, o portal Amazônia Press é fruto de um sonho e de muito esforço. O publisher do grupo FA de Comunicação, que reúne empresas como o portal Amazônia Press, FA Agência de Comunicação, Instituto de Artes e Cinema Araújo, Estúdio Francisco Araújo, Portal Giro 24H e estúdio Quarto Poder PodCast, Francisco Araújo, não poupou palavras para agradecer o reconhecimento proporcionado pela premiação.
Para Francisco Araújo, as homenagens que o portal Amazônia Press vem recebendo são resultado do árduo trabalho prestado por cada um dos profissionais que integram a equipe da plataforma. Além disso, também destaca a importância de receber o prêmio das mãos do jornalista Jessil Uchoa, organizador do prêmio a 22 anos.
No mesmo evento o professor, jornalista, radialista e apresentador do programa Click Cidade, Cleomir Santos, que recentemente foi empossado como um dos 115 patronos imortais Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), recebeu o prêmio pelos excelentes serviços prestados a sociedade amazonense.
“Esse prêmio representa todos os esforços de uma equipe aguerrida, que faz parte do portal de notícias Amazônia Press e do Quarto Poder podcast. Essa equipe tem somado bastante para levar informação com relevância e com credibilidade para a sociedade amazonense. Quero agradecer também em especial ao Cleomir que nos indicou para esse prêmio e toda a equipe do jornalista Jessil Uchoa. Foi um momento de muita felicidade porque isso também mostra que o portal de notícias e o estúdio de podcast estão juntos ajudando aos seus apresentadores que trazem personalidades, autoridades e pessoas de todas as classes sem nenhum preconceito. Dessa forma, o Amazônia Press se engrandece por essas pessoas que vem até o portal, que falam das suas histórias e isso é muito importante para todos nós. Sempre vou agradecer, em primeiro lugar a Deus, toda a equipe do Amazônia Press e todos os apresentadores dos programas que fazem parte da programação do Quarto Poder podcast, porque sem eles isso não seria possível”, destacou.
O 22º Prêmio Cidade de Manaus foi criado em 1996 e, com 25 anos de história, é considerado como o maior evento tradicional de premiação que valoriza o trabalho de personalidades, profissionais liberais e empresas que contribuem com o desenvolvimento da cidade de Manaus e do estado do Amazonas. Esse trabalho foi idealizado pelo jornalista Jessil Demóstenes Uchoa com apoio da equipe da Uchôa Serviços de Comunicação LTDA. O prêmio é entregue todo em vidro lapidado com impressão em ouro e prata para as personalidades homenageadas. Manaus também é homenageada com o troféu.
Confira um registro em vídeo do momento:
Outras conquistas
Entre publicações de matérias especiais, factuais e transmissões ao vivo de todos os pontos da capital amazonense, o perfil do portal Amazônia Press apresenta, por meio de números, o crescimento constante a preferência da população manauara por consumir informação da melhor qualidade, com veracidade e instantaneidade. Na terceira edição da Pesquisa Digital Performance, da agência digital iMarketing, apresenta o ranqueamento de 100 portais e sites que mais de destacaram nas redes sociais no período de 1º de janeiro a 30 de junho, o perfil no Facebook do portal de notícias Amazônia Press alcançou a 24º posição entre as cem páginas analisadas pela Pesquisa Digital Performance.
“O portal Amazônia Press é um sonho. Foi planejado e idealizado por mim e pelo jornalista Antônio Ximenes em 2018. Naquela época eu estava sufocado com a demanda de trabalhos com a agência, precisava de um escape, e o jornalismo é a minha paixão. Acredito que todos nós temos um chamado para alguma coisa nessa vida, e me sinto com esse chamado para o jornalismo sério e informativo”, destacou.
Francisco Araújo não poupou a felicidade em se fazer presente no levantamento e alegou que o portal Amazônia Press estar entre os 50 portais com o melhor ranqueamento no Amazonas é motivo de orgulho e dedica a colocação à dedicação e competência da equipe de jornalismo do portal, que vem se comprometendo diariamente com o jornalismo de verdade e sem fake news. O empresário pontuou ainda que as metas não param e que o objetivo é estar entre os 10 portais de notícias mais bem avaliados do Amazonas.
“Quando recebi esses dados de ranqueamento digital dos portais e sites de noticias do Amazonas pelo publicitário Durango Duarte, meu sorriso foi de orelha a orelha, afinal de contas o Amazônia Press está em entre os 50º com melhor ranqueamento no Amazonas, e me sinto orgulhoso por ter uma equipe tem competente e dedicada. Temos uma equipe pequena, mas aguerrida e comprometida com o jornalismo sem fake news. Após essa divulgação dos melhores ranqueados, vamos continuar fazemos o que sabemos fazer de melhor, que é jornalismo, o que aprendemos na faculdade e no dia a dia, meu objetivo é chegar entre os 10º e vamos em busca disso”, explicou.
Jornalismo com responsabilidade
No primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, no dia 02 de outubro, o portal de notícias Amazônia Press, em parceria com os portais Blitz Amazônico, Uno Mídias e Click Cidade, estiveram a frente de uma das maiores coberturas eleitorais. Com uma extensa equipe de jornalismo e outros colaboradores, a população amazonense e brasileira pôde acompanhar a abertura das urnas, movimentação nas ruas, votação de candidatos e outros políticos, sessões, encerramento e apuração dos resultados por meio das redes sociais, desde as primeiras horas do pleito.
Além disso, das 10h às 20h, a cobertura contou com uma programação especial e transmissão ao vivo ininterrupta pelo canal do Youtube e Facebook que mostrou todos os desdobramentos das Eleições Gerais de 2022 com apresentação dos jornalistas Francisco Araújo, Cleomir Santos, Edivan Farias e Ramoniel Gomes. A equipe de reportagem composta pelo Adriano Fernandes, Milena Vasconcelos, Willian Silva, Felipe David e Julia Maria estiveram a postos para acompanhar as disputas no pleito e trazer informações atualizadas em tempo real para os internautas.
Antes da realização das eleições no primeiro turno, o portal Amazônia Press fez uma série de entrevistas com a maioria dos candidatos a deputado federal e estadual, Senado e ao Governo do Amazonas.
Veja a live da premiação no link abaixo:
https://www.facebook.com/amazoniapress/videos/1579061725847936/