Foto: Divulgação

O majestoso Teatro Amazonas tem 127 anos e é um dos teatros mais importantes do Brasil. De grande  na construção da identidade histórica de Manaus, ele resgata a memória do município e possibilita aos seus admiradores uma viagem em parte do cotidiano daqueles que o construíram.                                                     

No auge do ciclo da borracha a capital era embalada pela riqueza provida da extração do látex amazônico, altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas. Com a cidade repleta de comerciantes, veio a ideia de construir algo grandioso com estilo renascentista a altura da capital amazonense na época, e assim surgiu a casa de ópera, frequentada pela elite local. 

Hoje, tombado como patrimônio histórico nacional, o teatro reserva uma beleza que se destaca dos demais, pois preserva quase que intacta a arquitetura e decoração original. Beleza essa, que pode ser vista de perto por todos através de visita guiada, repleta de conhecimento e fatos curiosas que rondam a história da capital. 

A professora amazonense Joseullen Hilário, que pela primeira vez adentrou no teatro, disse em um emocionante relato a nossa equipe, o quanto foi emocionante conhecer de perto um pouco do patrimônio histórico do Amazonas.

“Acabei aprendendo bem mais do que eu sabia, trouxe duas pessoas comigo, meu namorado que é de Pernambuco e minha irmã, e é encantador, incrível, o momento que mais me marcou foi saber mais sobre a cortina do palco, quanta história. Eu super recomendo a todos fazerem essa visita e aprender mais sobre a nossa cultura”, concluiu a professora. 

O condutor cultural Marcus Vinicius, fala como funciona as visitas ao teatro e como os amazonenses, mesmo com o incentivo do governo na inserção da taxa do ingresso, ainda tem baixa procura. 

“As nossas visitações são gratuitas ao público amazonense, muita gente acaba não sabendo disso, nós diariamente temos um público muito grande de pessoas que não são do Amazonas, nem do país, o povo da terra mesmo quase não vem, um exemplo superficial é que a cada dez pessoas que nos visitam duas muito raro são amazonenses, não temos procura”. O condutor finaliza enfatizando mais uma vez sobre a gratuidade de ingressos, 

“Para você que tem vontade de vir conhecer é so mostrar o RG na bilheteria que comprove o estado de nascimento e você ganha cortesia, não precisa pagar absolutamente nada. Precisamos aproveitar o incentivo do governo para que o povo da região possa conhecer esse patrimônio, o maior que temos que é o teatro e que lindo por sinal, funcionamos de terça a domingo, com visitas guiadas, que saem a cada 45 minutos, vale a pena conferir”, concluiu o condutor cultural.    

O Teatro Amazonas abre de terça-feira a domingo para receber visitas turísticas, de terça a sábado, a visitação ocorre das 9h às 17h, aos domingos, é da 9h às 13h. A entrada é gratuita para pessoas nascidas no Amazonas, mediante comprovação de naturalidade com documento oficial com foto.