Foto - Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus, realizou, nesta sexta-feira, 1º/12, uma programação em alusão ao “Dia Mundial de Luta contra a Aids e ao Dezembro Vermelho”, mês dedicado à mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com o objetivo de alertar à população sobre o diagnóstico e tratamento precoce dessas doenças. O evento aconteceu na Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), localizada na avenida Brasil, zona Oeste da capital.

A ação, promovida em parceria pelo Núcleo de Educação Continuada e Permanente, pela equipe do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (SEGET-DMMT) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade (CCIH-MMT), teve, durante a manhã, distribuição de fitas vermelhas e de preservativos masculinos, além da realização de testes rápidos para detecção de HIV, com acolhida dos interessados na testagem e orientações.

No período da tarde, o médico infectologista e presidente da CCIH-MMT, Alexandre Souza, realizou palestra sobre estratégias preventivas contra o HIV.

“É muito importante que as pessoas façam a testagem e que aconteça a detecção precoce. Os estudos mais recentes mostram que a chance de morte em pacientes com HIV diagnosticados tardiamente chega a ser mais de 6 vezes maior que a de pessoas que descobriram o vírus logo no início da infecção”, explicou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

– – –  

Texto – Marcella Normando / Semsa