Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

No Município de Caapiranga, localizado a cerca de 233 quilômetros de Manaus, os moradores enfrentam sérios problemas de saneamento básico e infraestrutura precária, o que tem gerado insatisfação e revolta na população. O portal Amazônia Press teve acesso a fotos e vídeos que retratam a realidade vivida pelos caapiranguenses, revelando denúncias de má gestão por parte do prefeito Francisco Andrade Braz, conhecido no município como “Tico Braz”, eleito em 2021.

As imagens e vídeos enviados ao site mostram ruas esburacadas, poças de lama e a dificuldade de locomoção enfrentada pelos moradores tanto na cidade quanto nas áreas rurais. Um dos pontos citados nas denúncias é a estrada do Membeca, um importante ramal por onde escoam as produções das comunidades. No entanto, essa via tem se transformado em local de inúmeros acidentes e até mesmo mortes. Recentemente, um morador perdeu a vida após se desequilibrar da moto, bater a cabeça e não resistir aos ferimentos, em decorrência da grande quantidade de buracos e crateras ao longo do percurso.

Diante da inércia das autoridades municipais em solucionar os problemas, os moradores têm tomado a iniciativa de arrecadar fundos por meio de vaquinhas, a fim de adquirir materiais de construção para tapar os buracos nas vias de acesso às suas residências. Essa é uma tentativa desesperada de minimizar os impactos e transtornos causados pela falta de manutenção adequada.

Em relatos concedidos ao portal Amazônia Press, os moradores destacam as dificuldades enfrentadas diariamente para circular no município. Um profissional da construção civil local, Gervan Teixeira, que reside em Caapiranga há 8 anos, expressa sua indignação: “Trouxeram uma empresa que fez um serviço porco e não faz nem 1 ano que foi feito. Não colocaram piçarra para o asfaltamento; simplesmente jogaram o asfalto em cima da lama. O prefeito poderia melhorar a cidade consertando as ruas e também a estrada, pois por ela passam muitas pessoas. Fora os ramais, pois sabemos que há um ramal aqui com mais de 60 agricultores, e eles estão deixando de plantar porque não têm como transportar seus produtos devido à situação dos ramais. Pelo menos, coloquem piçarra aqui no nosso município.”

Procurada pelo site Amazônia Press, a assessoria da Prefeitura de Caapiranga apenas visualizou a mensagem de texto enviada por aplicativo de smartphone. O Amazônia Press continuará acompanhando de perto o desenrolar dessa situação e dará espaço para a prefeitura se manifestar sobre as medidas que estão sendo adotadas para resolver os problemas apontados pelos moradores.

Por Valmir Filho