O manauara Kleber Allan Farias de Lima venceu as categorias Power Bíceps e Bíceps de Repetição no campeonato de fisiculturismo Arnold Classic South America 2024, realizado em São Paulo (SP) no último final de semana. O campeonato, reconhecido como o maior do gênero no Brasil, teve sua décima edição sediada na Expo Center Norte, localizada na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo.

Formado em educação física e atuando como treinador há 11 anos, essa foi a sua primeira participação em uma competição a nível internacional. Ao portal Amazônia Press, o atleta contou um pouco sobre como foi essa experiência.

Na competição, ele foi campeão nas modalidades Power Bíceps – que é a Categoria Submaster de 36 a 40 anos – e Bíceps de repetição – Categoria Open até 82,5 kg – fazendo um total de 51 repetições com 25 kg. Ele também participou na modalidade Open até 82kg, ficando em terceiro lugar por desempate que foi o peso corporal.

“Posso dizer que a minha participação foi excelente por ter sido minha primeira vez em uma competição a nível internacional, me dou essa avaliação por ter conseguido 2 títulos e um terceiro lugar. Acabei ficando em terceiro lugar por desempate na categoria Open até 82kg pois eu e meus adversários, que eram 6 participantes, conseguimos carregar as mesmas cargas”, declarou.

Como profissional e treinador, o atleta destaca que o maior diferencial para conquistar os títulos foi através do seu sistema de treinos, que é feito através da periodização. De acordo com ele, é algo sistemático e fez toda a diferença para que conseguisse se destacar nas competições com uma ótima performance.

“Meus treinos foram compostos por uma periodização de treino de 4 semanas e treinando de 3 a 4x por semana, Treinava dois dias consecutivos e descansava o terceiro no qual chamo de ‘Rest Pause’, conforme a minha periodização. A periodização é necessária para poder controlar as cargas de treino ou sejas as porcentagens das cargas. Semana 1 treinei com 70% da minha carga máxima. Semana 2 treinei com 80% da minha carga máxima. Semana 3 treinei com 90% da minha carga máxima. Na semana 4 eu descanso indo para academia fazer somente um treino bem leve para que eu chegue na competição bem descansado”, disse.

O Arnould South America é o maior evento multiesportivo da America do Sul e o maior ponto de encontro dos setores de nutrição, fitness, esportes e saúde.

 

O evento é organizado pela Savaget & Excalibur Promoções e reúne atrações para profissionais e estudantes do setor, atletas, praticantes de atividades físicas, amantes do esporte e para toda família.

“Passa um filme também de tudo que me aconteceu nessa preparação, pois eu treinei com virose por duas semanas. Foi uma experiência mágica particularmente devido a disputa com atletas de outras nacionalidades e saber que fui superior a mais 8 atletas e ganhando o título da categoria. Um evento que sugiro a todos que são atletas e se tiverem a sua modalidade no evento que vão e participem e aproveitem o festival esportivo como um todo”, pontuou o atleta.

Buscando ser o melhor atleta do Norte no Powerlifting, o atleta agora se prepara para a próxima competição na Copa Norte de Powerlifting, que ocorre no dia 21 de abril em Boa Vista (RR).

O Powerlifting é a modalidade esportiva em que o atleta precisa levantar o maior peso possível em cada um dos três exercícios que consistem este esporte, que são o Agachamento, o Levantamento Terra e o Supino.