Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (20), sete em cada dez brasileiros (69%) consideram que a economia brasileira teve uma piora nos últimos seis meses. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país, agosto fechou o mês com alta de 0,87% com acumulo de 9,68% nos últimos 12 meses.

Para 41% dos entrevistados, o governo Bolsonaro tem muita responsabilidade pela inflação. Para 34%, um pouco de responsabilidade. Outros 23% disseram que o governo não tem responsabilidade alguma. O percentual é alto mesmo entre os que classificam a gestão como ótima/boa: 30% deles têm a avaliação de que o governo tem muita responsabilidade e 45% que tem um pouco de responsabilidade pela inflação, totalizando os mesmos 75% da média dos entrevistados.

A responsabilização é maior entre pessoas com ensino superior (84%), com renda superior a dez mínimos (81%) e assalariados registrados (82%).

Na questão do desemprego, os percentuais são de 39% (muita responsabilidade pelo problema), 32% (um pouco) e 27% (nenhuma responsabilidade).

Na pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 deste mês, foram ouvidos 3.667 brasileiros de 190 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.