Foto: Divulgação.

Eu acho que handebol não devia ser para homem, deveria ser só para mulher”

Em uma sessão ordinária da câmara Municipal de Novo Airão que ocorreu no dia 15/05, o vereador Nilson Melo fez comentários de cunho preconceituosos segundo a Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM), referindo-se aos atletas de handebol masculino da cidade.

De acordo com a nota publicada pela Liga de Handebol do Amazonas, o vereador desferiu falas ignorantes baseadas em achismo. Ainda segundo a liga, tudo teria começado após cobranças ao poder executivo e legislativo de familiares e amigos da equipe masculina de handebol, quanto a ajuda de custo com as passagens dos atletas da cidade até a capital para competirem em nível estadual.

Novo Airão é considerado por muitos atletas na modalidade handebol uma referência. No vídeo abaixo você pode acompanhar o trecho onde o vereador fala as frases que repercutiram negativamente.        

Reprodução.

Além da Liga de Handebol do Amazonas, o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas, publicou uma nota de repúdio contra a atitude do então vereador. Na nota, a organização, condena a fala do vereador que contém fortes traços de homofobia, o que há mais de dois anos é entendido como conduta criminosa pelo plenário do Supremo Tribunal Federal. A homofobia é um crime imprescritível e inafiançável (Lei n 7.716/1989). 

    

Segundo testemunha que preferiu não ser identificada por medo de retaliações do governo municipal, no momento da reunião o vereador citou que a equipe estava falando mal do prefeito em uma publicação, mas segundo ele, a reclamação foi dirigida à empresa que iria conduzir a equipe a Manaus. 

“Não fomos, pois a empresa responsável não cumpriu o horário de saída e o tal vereador em sua fala, para jogar a culpa em nossa equipe falou as besteiras que vocês viram no vídeo”, disse a testemunha que expôs ainda sua indignação pelas falas do vereador.  

“O mais absurdo é colocar gênero sexual na modalidade, isso que nos deixou revoltados, pois praticamente chamou a equipe de homossexuais por praticar handebol. Não temos nada contra nenhum político do município, e sim contra essa atitude chula desse vereador que deveria ter respeito aos atletas que são campeões amazonenses, e do JEAS 2022. Além de levar atletas para as maiores equipes da capital, atletas formados aqui, que hoje são campeões brasileiros universitários”, concluiu.

Após a mobilização dos desportistas e a população o vereador se manifestou através de um vídeo no qual pede desculpas aos jogadores de handebol e alega ter se expressado de forma errada. 

Vídeo: Reprodução.

O Portal Amazônia Press, se coloca à disposição do vereador Nilson Melo, para maiores esclarecimentos a sociedade. 

Por karleandria Araújo