O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu nesta quinta-feira (2) o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana.

A informação havia sido antecipada pela analista da CNN Basília Rodrigues.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e foi assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. A portaria entrou em vigor a partir da sua publicação.

Leia Mais:

 

Chuvas no RS: veja como era a barragem 14 de Julho, que colapsou no interior do estado

 

 

Rio Grande do Sul tem mais de 300 mil pontos sem energia elétrica após chuvas

 

 

Governo cria sala de situação para acompanhar tragédia no Sul

 

O reconhecimento do estado de calamidade do Rio Grande do Sul pelo governo federal abre caminho para repasses de recursos do governo federal de maneira menos burocrática.

O estado poderá apresentar um plano com um levantamento de danos e urgências apontando para o governo federal os lugares para onde os recursos precisam ser destinados.

Na quarta-feira (1º), o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) havia decretado situação de calamidade em todo estado por 180 dias. Isso facilita a destinação de recursos e contratações emergenciais pelo estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo publica no Diário Oficial estado de calamidade no RS no site CNN Brasil.