Foto: Mário Oliveira/TJAM

O desembargador Flávio Pascarelli foi eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM,) nesta terça-feira (12), na sessão do pleno. Junto com ele a desembargadora Graça Figueiredo foi eleita vice-presidente e o desembargador Ernesto Chíxaro, o corregedor-geral. 

A eleição ocorreu para início de mandatos no Tribunal Pleno que começa em julho, prejudicando a administração pública, com relação à gestão e ao exercício financeiro de cada ano. Com objetivo de melhorar a disposição das normas para a posse dos novos dirigentes em janeiro seguinte ao término dos mandatos dos antecessores e iniciando o ano com o exercício financeiro estável.  

“Nós tínhamos um problema histórico. O presidente do TJAM sempre assumia em julho e assumindo em julho você perdia seis meses do seu orçamento. Então não era possível fazer um planejamento mais prático. O presidente começava realmente a trabalhar com o seu orçamento seis meses depois. Então o chamado ‘mandato-tampão’ é exatamente para corrigir esse problema”, disse o desembargador Flávio Pascarelli.

Foto:Divulgação

O ‘mandato-tampão’, como é conhecido, vai substituir a atual administração composta pelo desembargador Domingos Chalub, na presidência e as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge, na vice-presidência e Corregedoria- Geral da Justiça.   

Segundo o desembargador, durante esses seis meses de mandato irá prosseguir o que já vinha sendo realizado por Domingos Chalub e ressaltou que será feito um trabalho de transição entre a direção que sai em julho e a que sai em janeiro.