Foto: Reprodução / Instagram

Na manhã desta terça-feira (06), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) publicou em seu mural o pedido de renúncia do candidato a deputado federal Henrique José Mendonça de Oliveira, do Podemos-AM. Ele é filho do presidente estadual do partido e candidato ao Governo do Amazonas, Henrique Oliveira.

Diante da solicitação, o pedido foi atendido pela desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, que verificou e explicou que o requerimento atende ao artigo 69 da Res. TSE. 23.609/2019.

1549898

Segundo o candidato ao Governo do Amazonas, pai do agora ex-candidato a deputado federal, Henrique José Oliveira, o “partido chegou aos 48 minutos do segundo tempo e não conseguiu formar uma chapa para federal”.

“Tinha três homens e uma mulher, entre eles meu filho. Dois homens foram impugnados e não poderia ser um homem e uma mulher, então eu me antecipei e pedi para ele – o Henrique filho – renunciar”, explicou o comunicador.

A reportagem falou com Henrique José que ressaltou sobre o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

“O que aconteceu foi que algumas mulheres do nosso partido foram impedidas de serem candidatas, por conta de documentação e com isso tive que cancelar a minha candidatura por conta de percentual de mulheres. Não conseguimos botar outras no partido. Fiquei impedido por essa questão, que tem que atender a cada 2 homens uma mulher”, disse.