Foto: Divulgação

Quanto mais precoce o diagnóstico mais rápido esse paciente terá acesso às medicações e informações para o alívio da dor, afirma reumatologista do Hapvida NotreDame Intermédica

Maio é o mês de conscientização e enfrentamento da fibromialgia. A campanha visa dar notoriedade ao tema e maior conscientização da sociedade. A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor generalizada e crônica, alterações do sono, fadiga e alterações de humor e memória. Recentemente instituída no Brasil, a data é celebrada anualmente em 12 de maio.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial. A doença é mais comum em mulheres na idade entre 25 – 65 anos e em portadores de doenças crônicas, porém pode ocorrer em qualquer idade e sexo. O diagnóstico de fibromialgia é clínico, baseado na história do paciente, exame físico e exames laboratoriais auxiliando para afastar outras condições que possam causar sintomas semelhantes.

A reumatologista Patrícia Cunha, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, conta que a principal queixa é a dor generalizada crônica (dura mais de três meses), porém sem sinais de inflamação nos locais de dor. Acompanhado de sono não reparador e cansaço, além disso, pode haver alterações de humor como ansiedade e depressão, alteração de concentração e memória.

“A fibromialgia não ocasiona deformidades ou sequelas nas articulações e nos músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida devido ao quadro intenso de dor. O tratamento é baseado em melhorar a qualidade de vida, com medidas farmacológicas. Sendo que o mais importante no tratamento é a atividade física de preferência aeróbica. As medicações são úteis para discutir a dor e melhorar o sono e disposição”, afirma Patrícia.

O paciente precisa manter o acompanhamento de rotina e sempre que possível manter sua atividade física regularmente, nos casos de depressão e ansiedade também é indicado manter o acompanhamento com o psicólogo e psiquiatra. Adotar um estilo de vida saudável e ativo ainda é a chave para evitar a grande maioria das doenças reumatológicas. Não existe um exame específico para o diagnóstico ou para o acompanhamento da fibromialgia. É importante informar que se você sente dores e suas dores já duram mais de 3 meses é importante ir ao reumatologista para investigar o quadro.

“Quanto mais precoce o diagnóstico mais rápido esse paciente terá acesso às medicações e informações para o alívio da dor. Ainda não entendemos completamente a fisiopatologia da fibromialgia, sabemos que existem muito genes que influenciam a doença a se manifestar, mas seguir um estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada, atividade física diária com acompanhamento psicológico sempre que houver necessidade é a chave para a prevenção de muitas doenças, assim como para evitar a fibromialgia”, ressalta a reumatologista.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa

F5 Comunicação e Eventos Corporativos