Fotos: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O evento inclui desfile das escolas de samba experimentais, que almejam um espaço nos Grupos de Acesso

As escolas de samba do Grupo Experimental se preparam para participar do Carnaval do Povão, que acontece nos dias, 16, 17 e 18 de fevereiro. O evento conta com cinco agremiações que, através do desfile, buscam a oportunidade de adentrar nos Grupos de Acesso, que são o caminho para o Grupo Especial.

O projeto de desfile e carnaval de rua foi criado e desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Desportivo e Cultural da Amazônia (Idama) que, em parceria com a União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), procura promover o engrandecimento do carnaval no Amazonas, enriquecendo a cultura local.

“O Grupo Experimental foi criado com o objetivo de fomentar cada vez mais o Carnaval de Manaus, para que haja mais competitividade entre as escolas e assim o Carnaval consiga sempre manter o nível de sua qualidade”, explica Will Oliveira, representante do Idama.

As escolas de samba do Grupo Experimental devem desfilar durante três anos, para então receberem a oportunidade de se destacarem, passando ao grupo de acesso. Essa iniciativa foi criada por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de fazer com que essas agremiações ganhem reconhecimento e, assim, recebam incentivo para realizar o Carnaval e participar com o desfile no sambódromo dentre as outras escolas credenciadas.

Para Jacson Siksu, presidente da escola Império do Cajual, que foi a grande vencedora do Carnaval do Povão no ano passado, o Grupo Experimental foi criado para tornar cada vez melhor o Carnaval de Manaus. “O Grupo Experimental vem para isso, para trazer oportunidade e dar chance àquelas escolas e àquelas comunidades que querem apresentar a cultura do samba, a cultura carnavalesca no Carnaval Amazonense”, afirmou Jacson, que afirma estar na busca pelo bicampeonato de sua agremiação no ano de 2024.

Confira a programação completa do Carnaval do Povão:

16 de fevereiro

19h30 – Bateria da Reino Unido da Liberdade (Concurso de Drag Queen)

20h40 – Banda Obsesamba

21h40 – Marrakesh

22h30 – Lucas Moura

23h30 – Vanda Guedes

17 de fevereiro – Desfile das Agremiações

21h00 às 21h40 – G.R.E.S. Marquesa Imperial

21h40 às 22h20 – G.R.E.S. União Leste

22h20 às 23h00 – G.R.E.S. Do Amor

23h00 às 23h40 – G.R.A.S.S. Império Do Cajual

23h40 às 00h20 – G.R.E.S. Mocidade Da União

18 de fevereiro

16h30 – Apuração do desfile das escolas de samba

18h00 – Baile da terceira idade

20h00 – Samba Xote

21h30 – Vanda Guedes

23h00 – Oz Bebês

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa