Na noite desta domingo (31), Manaus foi marcada por panelaço e foguetório contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). O protesto teve como objetivo pedir o andamento dos impeachment pendentes na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

As principais acusações contra o governador são a compra de respiradores em loja de vinhos, falta de oxigênio em hospitais, superlotação nas unidades de saúde. O último escândalo foram os R$ 8,91 bilhões, enviados pelo governo federal ao Amazonas, R$ 2 milhões deveriam ser usados para saúde pública.

O ato aconteceu nos bairros Adrianópolis, Aleixo, Coroado e Cidade Nova, e foi organizado por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Os protestos têm ganhado força após várias denúncias de corrupção do governo, além do grande colapso no sistema de saúde do estado. A falta de oxigênio e leitos em hospitais na capital amazonense ocasionou em várias mortes por Covid-19.

Novos Protestos

A população prometeu que novos protestos serão realizados nas próximas semanas, até a ALEAM tomar uma iniciativa e colocar em votação o pedido de impeachment na Casa Legislativa.