Foto: reprodução

Oito corpos foram resgatados em meio aos escombros causados por um deslizamento de terra que atingiu aproximadamente 11 casas na rua Topázio com Pingo D’água, na Comunidade Nova Floresta, localizada no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre as vítimas estão quatro adultos e quatro crianças, sendo quatro dessas vítimas integrantes a uma mesma família. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Em uma das cenas mais marcantes, os bombeiros resgataram os corpos de uma mãe e sua filha que foram encontrados abraçadas.

O deslizamento ocorreu após o forte temporal que atingiu a capital amazonense durante o domingo (12). Os bombeiros seguiram nas buscas ao longo da madrugada, mas na manhã desta segunda-feira (13) a procura foi encerrada com a confirmação de que não havia mais vítimas soterradas.

Os corpos encontrados foram encaminhados à sede do Instituto Médico Legal (IML) na carroceria de um carro do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam as buscas no local com o auxílio dos moradores da área.

A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou neste domingo (12), o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência das fortes chuvas. O governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram no local do deslizamento desde as primeiras horas desta desta segunda-feira (13) acompanhando os trabalhos de resgate e oferecendo toda assistência às famílias afetadas.

Força-tarefa

O prefeito David Almeida participa, nesta terça-feira (14), da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, Almeida também terá audiência com Lula, em um encontro marcado pelo coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz.

David Almeida vai pleitear do presidente da República recursos para reforçar as ações da Prefeitura de Manaus e assim intensificar os trabalhos da prefeitura no enfrentamento ao problema histórico da cidade com áreas de risco e de saneamento.

Na noite deste domingo, as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Infraestrutura (Seminf),  Assistência Social (Semasc) e de Limpeza Urbana (Semulsp) e Corpo de Bombeiros iniciaram junto com os moradores uma força-tarefa para tentar encontrar sobreviventes. A Semasc deu abrigo às famílias de casas próximas ao local do deslizamento.

A Seminf atua, de forma emergencial, no deslizamento de terra, em função das fortes chuvas que atingiram a cidade de Manaus neste domingo. As equipes trabalham manualmente e com auxílio de retroescavadeiras no local.

Fortes chuvas

Mais cedo, a Defesa Civil do Amazonas havia emitido em alerta sobre a previsão de chover mais 100 milímetros ao longo deste domingo (12). O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) informou que a Central 199 da Defesa Civil Municipal havia registrado mais de 120 ocorrências por toda a cidade.

Em menor escala, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também registrou 17 ocorrências de trânsito, com dois acidentes com danos materiais e um com vítima lesionada. Os semáforos inoperantes foram quatro, gerando um impacto médio no tráfego.

Ainda conforme a Defesa Civil do município, a central esteve sobrecarrega com as demandas. A Zona Leste foi uma das mais afetadas com a chuva nas primeiras horas da manhã. 

Confira vídeos: