A Comissão Senado do Futuro (CSF) se reunirá, nesta sexta-feira (11), em audiência pública, para debater a implementação de tecnologia para cobrança automática de impostos. A reunião está prevista para começar às 8h e será realizada de forma remota.
Na audiência, será abordado a adoção do Modelo Abuhab 5.0 de cobrança eletrônica automática de impostos, a partir da nota fiscal, já apresentado ao FMI em Washington e para as principais instituições financeiras do Brasil.
O requerimento para a reunião é do senador Zequinha Marinho (PSC-PA) que, na justificativa do texto, explicou que o uso da tecnologia disponível, iria eliminar algumas das principais causas da ineficiência do atual sistema tributário brasileiro. “ Seria o fim da burocracia, da inadimplência, da sonegação, da cumulatividade e da falta de lastro contábil e fiscal. É o fim também da burocracia e dos custos com as obrigações acessórias”.
Convidados
Foram convidados a participar da reunião: Julio Cesar Vieira Gomes, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil; Miguel Abuhab, fundador da Iniciativa Destrava Brasil Já, e Luiz Carlos Hauly, ex-deputado e economista.
Por Ana Paula Marques com supervisão de Anderson Vieira.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)