Controlar o açúcar na rotina está entre os hábitos mais desejados, pois o excesso pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 1. Nessa doença, o organismo não consegue produzir a quantidade necessária de insulina para funcionar adequadamente, fazendo com que o paciente apresente altos níveis de açúcar no sangue.
A nutricionista Talyta Machado, atuando em Brasília, explica que o problema não está apenas na baixa produção de insulina, pois o corpo ainda é capaz de produzi-la. O problema surge de forma destrutiva quando as células não permitem que o hormônio acesse o interior delas, fazendo com que o açúcar continue circulando no sangue.
Os diabéticos do tipo 1 correm o risco de desenvolver outras doenças no coração, nos rins e nos olhos. Ou seja, o controle dos picos de açúcar no sangue é uma luta constante para se manter saudável. Nada como uma boa mudança de rotina, orientada por uma profissional, para que a mudança seja consciente e prazerosa.
Evitando picos de açúcar no sangue
1. Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios regularmente e criar o hábito saudável é indispensável para a saúde. Os exercícios aumentam a sensibilidade à insulina no organismo, fazendo com que o corpo consiga processar o metabolismo.
2. Beba água
A água está além de saciar a sede. Manter o corpo hidratado faz com que os altos níveis de açúcar sejam eliminados na urina. É indispensável beber água em uma rotina saudável contra a diabetes.
3. Tenha sempre lanches por perto
Fazer pequenos lanches entre as principais refeições faz com que a glicose esteja estável. Para isso, o lanche entre o almoço e o jantar precisam ser saudáveis e nutritivos, como informou a especialista.
4. Não deixe de comer nas refeições
O controle mínimo do açúcar garante que o corpo tenha todos os nutrientes que precisa para sobreviver. Pular uma refeição ou ficar sem comer paralisa o processo de tentativa do organismo, pois fica a todo momento tentando estabilizar o nível da glicose.
5. Sonos noturnos
Uma noite mal dormida faz com que os níveis do açúcar no sangue estejam desestabilizados e ocorre a liberação do cortisol livremente.