Foto divulgação: amazoniapress

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (7), com a participação da Comissão de Seguridade Social e Família e da comissão especial destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil, para debater a importância da navegação de pacientes para atenção ao câncer de mama.

O navegador, geralmente da área da enfermagem, atua na linha de cuidado do paciente, guiando-o durante todo o tratamento, de forma a diminuir barreiras administrativas, sociais, psicológicas e emocionais que possam prejudicar o sucesso da terapia.

A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que solicitou a audiência, lembra que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Por isso a importância da campanha Outubro Rosa, lembra a deputada.

Foram convidadas para o debate, entre outros:

  • um representante do Ministério da Saúde;
  • a coordenadora de parcerias no Instituto Avon, Renata Toledo Rodovalho;
  • a coordenadora do Programa de Navegação de Pacientes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sandra Gioia;
  • a secretária de Saúde de São João de Meriti (RJ), Marcia Fernandes Lucas;
  • a paciente do Programa de Navegação de Pacientes do Município de São João do Meriti (RJ) Quiucha Waleska Araújo Leite Ferreira; e
  • um representante da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Fonte: Câmara dos Deputados. Foto divulgação: amazoniapress