O governo federal inaugurou, nesta segunda-feira (6), um escritório de monitoramento em Porto Alegre para ações decorrentes à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Com sede no prédio da Caixa Econômica Federal na capital gaúcha, o espaço permitirá, segundo o governo, mais agilidade na tomada de decisões, além de articulação das equipes federais com o estado e município para socorrer os afetados pelas fortes chuvas e no processo reconstrução local.
Participaram do ato de inauguração os ministros:
Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom);
Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e
Nísia Trindade, da Saúde.
Leia Mais:
Chuvas no RS: Câmara faz minuto de silêncio em homenagem às vítimas
Governo vai adotar “rito expresso” para emendas direcionadas ao RS, dizem fontes
Podemos usar recursos federais fora do teto de gastos unicamente para o RS, diz Tebet
Segundo Pimenta, as pessoas afetadas precisam de água, alimento, abrigo, condição de sobrevivência. “Isso não é pra amanhã. Isso é pra hoje. E é por isso que nós estamos aqui fazendo essa instalação. Para não perder tempo e a partir de agora já operar de forma ainda mais forte e de forma ainda mais organizada”.
Não adianta só ter o recurso se nós não tivermos a agilidade, a organização e a capacidade de trabalho para fazer com que esse recurso chegue o mais rapidamente da ponta. Essa é a grande tarefa do momento: fazer chegar com rapidez esse recurso
Paulo Pimenta
Além do escritório, o governo federal também conta com uma sala de situação no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir ações ao Rio Grande do Sul.
Sob coordenação da Casa Civil, a sala de situação funcionará em caráter emergencial e permanente enquanto durar a situação de catástrofe no Sul do país.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: governo federal inaugura escritório para monitoramento em Porto Alegre no site CNN Brasil.