Arthur Neto (PSDB), com 3,5; Coronel Menezes, com 2,1, Omar Aziz com 2,1 e Chico Preto com 0,7 são os nomes mais citados na pesquisa lançada na última terça-feira, 14, pela Perspectiva, do empresário Durango Duarte. Mas o que chama a atenção é a impressionante rejeição ao atual senador em final de mandato, Omar Aziz (PSD), com 26,8% quando a pergunta foi e que você não votaria de jeito nenhum.

Com essa rejeição, é quase impossível o senador Omar Aziz conseguir êxito na reeleição. Omar tem conseguido notoriedade nacional, mas ao invés de lhe ajudar, ao criticar o presidente Bolsonaro, como presidente da CPI da Pandemia, Omar só conseguiu aumentar a rejeição no próprio estado de origem, o Amazonas.

Outro ponto negativo sugerido pela pesquisa, é quem nem sempre o investimento no interior com as emendas parlamentares, as quais a maioria dos deputados e senadores investem, não dão o retorno político esperado.

Omar Aziz também perdeu muitos votos ao brigar com um dos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), mais precisamente com a conselheira Yara Lins e com o filho dela, o deputado estadual Fausto Júnior. Nenhum deputado aprovou a atitude de Omar e muitos menos os prefeitos do interior.

Numa reunião com 30 prefeitos do total de 61 dos municípios do Amazonas, ocorrida mês passado, muitos até teriam afirmado apoio ao senador, mas, após a pesquisa que aponta a enorme rejeição de Omar, não querem nem papo com o senador.

Ainda sobre a pesquisa da Perspectiva, a surpresa foi o surgimento dos nomes do ex-deputado federal Francisco Praciano (PT), do ex-vice-governador Henrique Oliveira e do ex-deputado estadual Chico Preto ao senado. Todos com potencial de votos e chances de superar Omar Aziz.

A pesquisa também apontou o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, como um dos preferidos pelos eleitores do Amazonas. Arthur é candidato às prévias na escolha dos nomes do PSDB para disputar a presidência da republico pelo partido.

Foto: reprodução Internet