Em suas redes sociais, o pré-candidato do PT à prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, não perdeu a oportunidade de criticar a fala do atual governador Wilson Lima durante uma coletiva de imprensa nesta semana. O governador lamentou a falta de compreensão da complexidade ambiental e social da Amazônia por parte das autoridades locais. “Ainda há uma intransigência por parte do Brasil e do mundo, daqueles que não conseguem entender a complexidade que é a Amazônia”, disse Lima, sem perceber a ironia da própria declaração.
Claro que essa fala de Wilson Lima não passou despercebida por Marcelo Ramos, que rapidamente postou um vídeo para ganhar seus preciosos likes nas redes sociais. Com uma crítica afiada, Ramos expôs a hipocrisia de Lima ao abordar a recuperação da BR-319, uma questão negligenciada durante anos de alinhamento com o governo Bolsonaro. “Depois de quase seis anos como governador, o governador Wilson Lima decidiu fazer uma coletiva e dar uma entrevista em tom crítico em relação à postura do governo federal pela recuperação da BR-319. Seria um discurso muito válido se o governador Wilson Lima não tivesse ficado os quatro anos do governo Bolsonaro absolutamente calado sobre a nossa rodovia, sem criticar a missão completa e absoluta do governo que ele apoiava em relação à BR-319”, alfinetou Ramos.
Com uma veemência que só as redes sociais conseguem amplificar, Marcelo Ramos atacou a autoridade moral de Wilson Lima para criticar o governo atual. Ele destacou a incoerência do governador, cujo governo mal consegue administrar suas próprias finanças. “Você não tem autoridade para dar lição de moral no governo do presidente Lula. Logo, o governo do presidente que tem estendido as mãos ao seu governo, que vive uma profunda crise orçamentária e não consegue nem dar conta de pagar os seus compromissos”, disse Ramos, em tom de quem sabe jogar o jogo político.
Ramos não parou por aí e lembrou as omissões de Lima durante o governo Bolsonaro, destacando a falta de ação diante de problemas graves na infraestrutura do estado. Ele fez questão de ressaltar a passividade do governador em situações críticas que afetaram diretamente a população. “Governador Wilson Lima, caíram duas pontes da BR-319 por falta de manutenção no governo Bolsonaro. Você não falou uma palavra, senhor. O governo Bolsonaro teve autorização para licitar o lote C de 52 km, contratou uma empresa de fundo de quintal que deixou a obra pela metade. Você não falou uma palavra, senhor. Você não dá conta de recuperar a estrada que liga Manacapuru a Novo Airão. Mesmo com o dinheiro do governo federal, você não se deu conta de recuperar a estrada que liga Manaus a Itacoatiara”.
Audiência Pública
Em 22 de novembro de 2023, ocorreu a primeira Audiência Pública do Grupo de Trabalho (GT) em Brasília, que contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, e dos governadores Mauro Mendes (Mato Grosso) e Gladson Cameli (Acre), além de senadores, deputados federais e representantes dos Ministérios dos Transportes, Casa Civil e Meio Ambiente, incluindo o governador Wilson Lima.
Durante o evento, foi discutido o panorama atual da BR-319, abrangendo as áreas já pavimentadas, os desafios de tráfego, e o status dos Lotes C, 1 e 2, além do Trecho do Meio. O licenciamento ambiental foi um ponto crucial, destacando a necessidade de uma gestão sustentável e compartilhada, com foco no monitoramento ambiental e na implementação de uma governança específica para mitigar os impactos ambientais da rodovia. O GT está trabalhando na elaboração de um documento conclusivo com metas, responsabilidades definidas, prazos e tecnologias apropriadas.
Foi enfatizada a urgência na substituição das pontes de madeira por estruturas de concreto, sublinhando a deficiência de governança na região. Também foi destacado o interesse dos estados vizinhos na pavimentação da BR-319, refletindo as expectativas da população da Região Norte quanto aos avanços na infraestrutura viária.
O DNIT obteve a Licença Ambiental Única (LAU 422/14) do IPAAM, permitindo a manutenção e recuperação do Trecho do Meio da BR-319. Para assegurar a trafegabilidade durante todo o ano, é essencial concluir as obras de pavimentação remanescentes no Lote C. A previsão é que essas obras sejam retomadas no início do segundo semestre de 2024, conforme estipulado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o DNIT e o Ibama.
Durante o governo Bolsonaro, a atuação de Wilson Lima não foi tão incisiva. O superintendente regional do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, comprometeu-se a concluir até outubro do ano seguinte a nova ponte sobre o Rio Curuçá, localizada no quilômetro 23,3 da BR-319 (Manaus-Porto Velho/RO). Em setembro de 2022, a estrutura anterior desabou, resultando em vítimas fatais e feridos graves. Outra ponte, sobre o Rio Autaz Mirim, no quilômetro 12, também cedeu em outubro do mesmo ano. O superintendente anterior do DNIT, Antônio Leite dos Santos Filho, previu que a recuperação das pontes demandaria aproximadamente um ano, evidenciando os desafios na gestão das infraestruturas vitais da região.
Solicitamos, uma nota oficial do Governo do Estado do Amazonas em resposta às recentes declarações do governador Wilson Lima e do pré-candidato à prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, acerca das questões ambientais e da infraestrutura da BR-319.
As críticas e defesas públicas, especialmente nas redes sociais, trouxeram à tona debates sobre a atuação do governo estadual em relação às obras de recuperação da BR-319 e a postura do governador durante a gestão Bolsonaro. Dada a relevância do tema e o impacto das declarações no cenário político e social do estado, é fundamental obtermos um posicionamento oficial do governo para garantir a transparência e a clareza necessárias para nossos leitores.