22.5 C
Manaus, BR
30 de novembro de 2020
Destaques Economia

Viver de aluguel ou vender o imóvel e viver de juros? Saiba quando escolher a melhor opção em Manaus

Vender ou alugar um imóvel? Esta é uma questão bem comum para quem percebe que o mercado imobiliário pode ser uma área de investimento com muito interessante e que pode proporcionar uma excelente renda. Alguns investidores acreditam que colocar um apartamento para vender em Manaus por um preço mais alto ao longo do tempo é a melhor forma de obter lucro. Outros querem continuar a receber receitas de aluguel, então qual é a melhor opção? Para tomar a decisão certa entre vender ou alugar um imóvel, existem alguns aspectos importantes que você precisa ter em mente.

Investimento imobiliário

Entre as inúmeras vantagens que o mercado imobiliário proporciona aos investidores, vale destacar a segurança e a boa rentabilidade proporcionada pelo imóvel. Afinal, é difícil combinar esses dois fatores em outros segmentos de mercado.

Por exemplo, o mercado de ações pode oferecer excelente lucratividade, mas o risco é alto. Por sua vez, a caderneta de poupança está segura, mas não há lucro. Por outro lado, quem opta pela compra de um imóvel, ou quem tem este tipo de herança ou recebeu alguma doação ou no negócio, procura conciliar a segurança com o seu rendimento.

A propriedade é segura porque se trata de ativos materiais sólidos tangíveis, não de documentos que representem valores como ações da empresa. É rentável porque além da valorização, há também a perspectiva de locação, que pode proporcionar uma renda mensal fixa.

Portanto, para escolher entre manter o imóvel locado ou vender o imóvel, deve-se considerar cuidadosamente, levando em consideração todas as variáveis ​​que esta situação acarreta.

Avaliação

A curto, médio ou longo prazo, cada característica tem uma tendência de desenvolvimento. Entretanto se o local tem problemas relacionados a estrutura, ou não conta com uma boa localização geográfica, ou caso tenha outro fator que prejudique a possibilidade de recuperação do investimento ou o tempo de recuperação será maior.

Quando falamos em valorização, estamos nos referindo a ganhos de capital superiores à inflação no período considerado. Isso significa que, com o tempo, o valor realmente aumentará e, se o imóvel for vendido, o produto pode ser convertido em lucro. Por outro lado, se a propriedade for retida, a avaliação indicará um aumento em seu patrimônio líquido.

O patrimônio

Qualquer pessoa que investe no mercado imobiliário descobrirá que poucos segmentos de mercado podem fornecer direitos de herança. Este também é um aspecto importante e precisa ser avaliado ao decidir vender ou arrendar um imóvel.

Afinal, esse tipo de estabilidade pode proteger o capital investido em tais ações do impacto da inflação, o que é uma referência bastante segura em qualquer caso. São tantos que os imóveis são vistos como uma forte garantia que alguém pode apresentar caso precise comprovar sua capacidade para assumir obrigações financeiras.

Não é por acaso que os imóveis são considerados uma boa garantia para o pagamento de dívidas em um grande volume de negócios de crédito.

Venda do imóvel

No entanto, dependendo das circunstâncias individuais, às vezes vender um imóvel pode ser uma decisão necessária ou oportuna. Em qualquer caso, seja qual for a causa da decisão, o proprietário receberá uma grande quantia em dinheiro na hora de efetuar uma venda, que poderá ser utilizada para solucionar problemas ou aproveitar boas oportunidades de negócios. Se o motivo for suficiente, você pode considerar a venda. Para algumas pessoas, não é incomum que vendam sua propriedade para atender a necessidades temporárias (como o pagamento de despesas médicas) e depois percebam que existem outras saídas.

 Ainda existem algumas pessoas que vendem imóveis que querem investir em outra área, como começar seu próprio negócio, e depois perceber que podem reter o patrimônio e obter os recursos necessários para investir de outra forma.

Também vale a pena considerar que a venda do imóvel pode render à pessoa o valor necessário. Por outro lado, o valor será afetado por uma variedade de fatores, que irão corroer o patrimônio do vendedor.

Se o dinheiro não for guardado de maneira adequada e razoável, pode causar perdas consideráveis ​​e irreversíveis em um curto período de tempo, o que causará sérios prejuízos às pessoas.

Aluguel do imóvel

Quem opta por alugar, por sua vez, receberá importantes benefícios, protegendo o imóvel que o representa e mantendo a segurança que ele proporciona. Além disso, os lucros proporcionados pelo aluguel podem até ajudar no pagamento de despesas imprevistas ou aproveitar novas oportunidades de investimento que surjam.

Quando o está enfrentando uma necessidade urgente de financiamento, vale a pena analisar as opções de crédito disponíveis. Talvez solicitar um empréstimo a um banco ou mesmo a alguém que você conheça possa resolver o problema imediatamente.

Nesse caso, o imóvel poderá até ser utilizado como garantia para quitação de dívidas, sendo o aluguel de apartamento em Manaus utilizado como parcelamento. Tudo isso é possível sem prejudicar os bens da pessoa.

Naturalmente, antes de recorrer a um empréstimo, é necessário fazer muitas avaliações das condições de pagamento. É preciso saber se a taxa de juros e o custo efetivo total (CET) do empréstimo valem a pena. CET é a soma dos juros mais todas as outras despesas de seguro e outras despesas administrativas.

Após a avaliação, poderá chegar à conclusão de que é mais valioso salvaguardar o imóvel, garantir os direitos e proporcionar os rendimentos.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam se vale a pena viver de aluguel ou vender o imóvel e viver de juros!

Foto: Photobuay/Thinkstock/

Publicações Relacionadas

Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa

Francisco Araujo

Começam hoje campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação

Redacao

Compras com cartões crescem 18% no primeiro semestre

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat